22.4.10

"Filme com criança é foda..."

Sempre que posso, troco algumas indicações de filmes com pessoas que conheço. Como o espectro de filmes que gosto de ver é abrangente, pergunto para gente que só vê filme "cult" até aqueles que tem um "bom gosto" apenas. Dentre as pessoas que de vez em quando eu troco figurinhas está o meu irmão do meio (não do "meio", meu irmão biológico que está exatamente entre eu e o meu irmão menor!), e ele comentou dos filmes que havia visto recentemente, um deles sendo "caso 39". 

Perguntei se o filme era bom, se valia o download, e ele disse que sim, que gostava do tipo de filme, que era de terror e que "filme com criança é foda..."!

Vi o filme, sabendo mazomenos o que ia encontrar, afinal, é uma produção de hollywood para as massas. Tem os seus méritos, nada que faça você sair correndo pelas ruas, às 2 da manhã, gritando: VEJAM O FILME! É URGENTE, VEJAM O FILME, POR FAVOR!!! Mas é bom.

Mas não foi o filme que ficou na minha cabeça, foi a frase "filme com criança é foda...". Ficou na minha cabeça porque eu MORRO DE MEDO DE FILME DE TERROR COM CRIANÇA!!! E, pelo visto, ou um dos meus dois outros irmãos (o menor e a, hoje, mulher) era assustador, ou meus pais deixaram a gente ver muito filme quando erámos pequenos...



Creio que o problema que existe com este tipo de filme é que associamos a infância a coisas boas, à proteção, à leveza, à doçura... então, quando estes símbolos são trocados pela maldade, pela esquisitice soturna, há um choque quase visceral. Pelo menos é assim que eu vejo.

Pensando nisto, resolvi fazer uma listinha de filmes de terror com criança, para os 6 leitores deste blog se divertirem no feriado, vendo :) . Não vou citar filmes feito "o exorcista", nem "a profecia", ou até mesmo "poltergeist", pois são clássicos. Aliás, eu sempre tive mais medo de "a profecia" do que de "o exorcista". Explico: em "o exorcista", temos uma possessão demoníaca pesada, cenas gore total, vômito, pescoços virando mas... poxa... é só uma possessãozinha, nada mais :) Já em "a profecia", cacete, é o ANTICRISTO, porra!!! Ele vai vir pra detonar TODA A TERRA, cacete!!! Vai pegar fogo até no inferno, as hordas do mal versus as hordas do bem, apocalypse de são joão, nostradamus e o caralho... MEEEEDDDDOOOOOOOOO!!!!

Ok, basta das minhas maluquices.

Caso 39 (filme, legendas)
Filme pipoca, com boas atuações da menina que dá causa ao título. Renee Zellwegger não é má atriz, ela é até boa, mas tem um problema sério com expressões faciais, principalmente por sempre parecer que chupou um limão azedo. Embora ela seja a atriz mais bonitinha que chupou um limão azedo de todos os tempos. Tem boa atuação, nada excepcional, mas também não estamos vendo Ibsen ou Terrence Williams! Gostei do papel do amigo policial , feito por Ian MacShance, ator conhecido de filmes ingleses de neo-gangsters. Legal o trabalho que o cara fez para perder o sotaque. Bradley Cooper faz o papel de Bradley Cooper, igual ao que ele fazia em ALIAS, em "Se beber não case" e por aí vai... Outro ator que gosto no filme, embora também se especializando em fazer 1 único papel, é Keith Callum Rennie, o pai da garotinha (também o pai do garotinho em Efeito Borboleta, e um dos cylons místicos de Galactica!). O que vale no filme? Medo da garotinha e o interesse para sacar o que diabos está rolando. O que não vale? Que importa? É só um filme pipoca, porra!!!


El espinazo del diablo (filme, legendas)
Filme dirigido pelo Guillermo Del Toro (Hellboy, Labirinto do Fauno,etc...) que se passa na época da Guerra Civil Espanhola, em um orfanato lotado de crianças, justamente porque os pais haviam sido mortos na contenda, ou então deixavam os filhos lá para ir (os pais) lutar. É um filme terror diferente, tenta ser mais baseado em atuações e existem subtramas que apenas envolvem a história principal de terror. De novo, o grande problema é o aparecimento de uma bizarra criança morta... brrrrrrrr... Algumas sequências são terríveis, como aquela em que um dos personagens cai em um poço cheio de gosma e restos humanos...argh! Destaque para a muito boa atriz Marisa Paredes, uma das preferidas de Almodóvar.


A orfã (filme, legendas)
Tem um clima inicial parecido com Caso 39: uma órfã esquisitinha que parece ter um segredo. Mais uma vez, a atriz mirim é creepy total, muito gracinha, o que só torna a coisa pior! Peter Sarsgaard é o pai e, vamos ao que importa, Vera Famiga é a mãe :) E é quase tudo que eu lembro do filme heheheh... Não, minto, eu lembro que fiquei tentando adivinhar qual era o problema com a guria e não consegui, isto conta pontos! Achei melhor que a maioria dos filmes atuais, embora não seja nada de outro mundo.



O Orfanato (filme, legendas)
Cacete, chegou-se à conclusão mesmo que orfanatos são fonte de terror! Claro que a maioria é... por isto, se você pode, se tem condições emocionais/financeiras, adote!!! Principalmente se a criança mora em um orfanato como o retratado no filme! Não que fosse ruim, afinal, bons locais no meio do século vinte para crianças abandonadas deveriam ser raros. O retratado no filme parece que era legal, o problema é que é um filme de terror, então, É CLARO QUE TINHA UM PROBLEMA, PORRA!!! A história começa com um casal reformando a casa que foi o tal orfanato no passado, no qual a esposa morou e, por isto, sente-se conectada ao espaço emocionalmente. Hoje, com uma boa vida, com um filho, ela quer retribuir, tornando a abrir a instituição, tentando dar a outras crianças o que ela teve. Mas o filhinho do casal, que não parece muito confortável com a idéia, começa a pentelhar, pentelhar... e dizer que anda vendo outras crianças no local. Os pais acham que são "amigos imaginários" mas, PORRA, É UM FILME DE TERROR, NÃO EXISTEM AMIGOS IMAGINÁRIOS EM FILMES DE TERROR!!! ELES EXISTEM MESMO, CACETE!!! Também é um filme mais ambicioso do que os comuns do gênero, talvez por também ser um filme espanhol!


Os Inocentes (filme, legendas)
Filme em preto e branco, baseado no livro "a volta do parafuso", de Henry James. Excelente atuação de uma das atrizes clássicas de Hollywood, Debora Kerr, que faz o papel de uma governanta que chega a uma mansão da Inglaterra para tomar conta de duas crianças. Criaturinhas espertas e adoráveis, as crianças cativam qualquer pessoa, inclusive a governanta, que leva um tempo até a notar que HÁ ALGO ERRADO, PORRA, OLHA PRAS CRIANÇAS, CACETE!!! Para platéias do século XXI, o filme pode parecer um tanto datado, mas é bom dar o desconto necessário, é uma obra de 1961, feita com grande apuro técnico! Indico mais para apreciadores do CINEMA!


Grace (filme, legendas)
Um dos filmes de grande impacto no festival de Sundance em 2009. Sinceramente, achei o filme pesado, muito pesado. Não é todo mundo que vê na boa, principalmente se você for mulher e/ou mãe. A trama é simples, um casal está tentando engravidar, depois de muito esforço, consegue. Só que um acidente de carro acaba com tudo, o marido morre e a mulher recebe a notícia que o seu bebê está morto. Pior, por questões médicas não explicadas (ou não lembradas por mim!), o indicado é que ela aborte naturalmente. Argh! Imagine, a mulher grávida, perdeu o marido, e fica com um bebê morto na barriga! Só que... só que... É UM FILME DE TERROR, PORRA, E ELA...caralho... é melhor verem!

Ok, tá bom... não quero mais brincar :(

Um comentário:

  1. Me obrei de medo com O Orfanato. Medo Seu Barriga, medo Geraldine Chaplin!

    ResponderExcluir