5.2.10

Bastardos Inglórios

Mais uma vez, prefiro começar sendo sincero: eu não gosto do Tarantino. Acho que, fora "pulp fiction" e "cães de aluguel", a filmografia dele é um desperdício quase completo.

Cinema ou é arte ou é diversão. Quando ele acertou, fez uma diversão técnicamente muito boa e só, nunca arte, como nos filmes citados. Quando errou, fez o papel de um Ctrl+C, Crtl+V em quase todo o cinema.

Pegou "blaxpoitation" em Jackie Brown, pegou o "trash-gore" em From Dusk Till Dawn, pegou os velhos filmes de kung-fu para fazer Kill Bill... DeathProof e Grindhouse nem merecem citação!

Construiu uma carreira assim, copiando e colando.


Qual é o problema? Talvez nenhum, afinal, quem liga?
Eu!!!

Ele botou na cabeça, ou botaram na cabeça dele que "cinema" eram grandes cenas. Grandes tensões. Grandes diálogos. Grandes mortes.

E ele entendeu "grande" como "big", não como "great".

Bastardos Inglórios, sem dúvida alguma, tem GRANDES cenas. Algumas enormes :)

E é o primeiro defeito que botei, a primeira cena, uma família judia escondida, um diálogo gigantesco somente para criar um clímax antes de qualquer clímax... aliás, o cara é viciado em clímax, todas as cenas têm clímax, praticamente, mesmo as mais tolas.

E a cena na taverna? Que desperdício de bons personagens. Uma cena longa, modorrenta em certos momentos, para um final violento. Como se isto redimisse aquela estultície toda.

E David Bowie? O que diabos faz um clipe do Bowie no meio do filme? Cabe? Qualquer coisa cabe? Se cabe, então é um tremendo buraco no filme :)

E os Bastardos do título? É impressão minha ou eles nem deveriam merecer o título? Explico, o filme não segue com eles... nem são os protagonistas... Shoshanna (vá de retro, que nome feio, alguns pais não têm pena dos filhos) é mais protagonista do que os bastardos... até Landa é mais protagonista que os bastardos...

E Landa? Ouvi tremendos elogios à atuação do cara. Não conheço o ator, então não irei falar nada... mas, o personagem desbanca para um maluquete idiota, com um plano idiota, que mata a Diane Kruger de um jeito violento, desnecessário... e IDIOTA! Caricato pra cacete... passo total.

Não vou nem começar a falar de história, porque o filme não fala de história, é uma espécie de universo paralelo, onde todo o alto comando nazista vai ver um filme em Paris, em um cineminha com quase nenhuma proteção. Ou ninguém reparou que não há guardas no lobby do cinema, ou mesmo nas saídas? Não que eu quisesse um apuro histórico, mas, poxa, e o apuro do roteiro?

Não sei, eu cresci vendo este tipo de filme, e adorando. Sabe aquele esquema clássico de "vou reunir um monte de fodões para dar o maior pau que alguém já levou?": 7 homens e um destino, os 12 condenados, Krull... eheheh! E pensei que este seria um filme assim, mas não foi!

Eu poderia ficar a noite inteira botando defeitos no filme, juro que conseguiria, pois eu sou muito mala quando quero ser...

Mas...

As qualidades.

Novamente, tecnicamente, o filme tem muitas qualidades. Efeitos sonoros, guarda-roupa, aquele negócio de sotaque (embora tenha começado a exagerar no final), a lindíssima atriz Mélanie Laurent (lembra um pouco a Helen Slater, um pouco a Elizabeth Mitchell), o esfoçro do Brad Pitt para segurar aquela boca esquisita (embora eu ache que ele já a tenha feito em uns dois filmes, no mínimo), as cores do filme também são muito bonitas.

Algumas sequências parecem até engraçadas, como a que aparece o Mike Myers, mas nada.

Eu sei que muita gente achou o filme ótimo, mas realmente não acho. Não digo um lixo, mas digo bem "marromenos". Muita violência gratuita, coisa que já virou marca dele. Mas cansa, meu filho.

Tarantino realmente acha que um grande filme se faz com grandes cenas, e que toda grande cena tem que ter um clímax... é como se alguém pensasse que uma grande relação sexual fosse o tempo todo à base de orgasmos... sem ansiedade pre-coito, sem beijos leves, sem beijos profundos, sem preliminares, mãos-bobas... eh, bem, voltando!!!

Indico para os fãs, para quem gosta de violência gratuita, e para aquelas pessoas que gostam das coisas porque alguém disse que era bom (você é o público-alvo deste filme :) )

Abaixo, links:

4 comentários:

  1. Calma, Magdalena! Vá assistir novamente, vá! Hehehe... Postarei meus comentários breve. E eu gostei PRA CARALHO do filme. Mas foi bom ler teu comentário, bighead: não tinha visto ainda ninguém falando mal, principalmente MUITO mal. HAUAHUAHAUHAUAHUA.

    ResponderExcluir
  2. Eu sou um mala, porra! Quase nada é bom pra mim :)

    ResponderExcluir
  3. Gigio, voce acha que é um "tarantino menor"? :D

    ResponderExcluir
  4. Hahahaha, seu fresco!
    Com certeza, é um "tarantino menor" :)

    ResponderExcluir