5.2.10

Twitter para extra-dummies

Não vou me aventurar nos motivos pelos quais se deve ou não ter um twitter, apenas vou resumir, pero no mucho, de forma prática como se utiliza a ferramenta. E a primeira pergunta que se faz é: what the porra is twitter? E a resposta mais rápida, mais correta e também mais imbecil é a seguinte:

- É um microblog. Quac.

Respostas não devem gerar mais dúvidas, porém esta resposta gera dezenas delas. Dentre as quais:

- O que é um microblog?
- Pra que serve um microblog?
- Como assim?

Não concordo muito que o twitter seja um microblog. Aliás, tecnicamente ele é um micro-web-log, sim, porque você posta os logs, isto é, as postagens, isto é, o tweets em até 140 caracteres. Mas isso não quer dizer nada, o que importa mesmo eu vou dizer - juro!

Primeiro, há alguns tipos de usuários do twitter. E eles estão depois do Leia Mais.

  • Os grandes portais de notícia, como G1, R7, Band, Info, etc.;
  • Os grandes varejistas da Internet, como Americanas, Submarino, Wal-mart, etc.;
  • Empresas de qualquer tipo, para ter mais um meio de comunicação com clientes e potenciais clientes,  principalmente um meio que está na moda (hype) e que dá a aparência de que você está muito próximo do seu público, e vice-versa. Como exemplo, temos a Locaweb (empresa de hospedagem de sites), distribuidoras de filmes (Fox, Warner), dentre outras.
  • Os blogueiros (detesto esta palavra), que utilizam do twitter como ferramenta de alavancagem da audiência dos próprios blogs (mas que, vez por outra, começam a ter mais sucesso no twitter que no próprio blog e começam a ser chamados de tweeteiros - detesto ainda mais esta palavra. Mas a palavra que eu detesto mesmo é internauta - dammed it!);
  • Os políticos, como Serra, Dilma, Obama, etc.;
  • As celebridades, incluindo cantores, apresentadores, jornalistas, etc.
  • Os usuários observadores (poderia chamar de passivos, mas a palavra rende bilhares de piadinhas infames), representam boa parte do twitter e apenas consomem o conteúdo dos usuários acima descritos, postam pouco e, vez por outra, precisam de um pouco de atenção;
  • Os adolescentes e pedófilos, que utilizam o twitter praticamente como um IM (MSN Messenger, Gtalk ou como um chat mesmo) e passam todo o tempo livre, isto é, todo o tempo conversando entre si.
E como funciona, de fato? É simples depois que você entende (o'rly?), então vamos tentar explicar.

Primeiro você cria um perfil, isto é, cadastra-se. Meu login no twitter é carloshc, para acessar meu twitter, http://www.twitter.com/carloshc, para informar aos outros que eu tenho um twitter, eu digo que meu twitter é @carloshc. Uhum, isso mesmo: o meu login está no meu endereço no site do twitter e na minha informação de conta. O arroba antes do login infoma aos outros que você tem uma conta no serviço e que o seu login é o-que-vem-após-o-arroba. Entendido?

O próximo passo é seguir (o termo que se usa pode ser o equivalente na língua da rainha: follow) o twitter de outras pessoas. Mas quem você poderia seguir? Para dar um exemplo, você pode procurar na ferramenta de busca do twitter as seguintes contas:

@BreakingNews (twitter de notícias).

@realwbonner (jornalista William Bonner).

@saraivaonline (Livraria Saraiva).

@Ueba (twitter do site Ueba, um monte de links para passar o tempo)

@carloshc (It's me! Como vim parar aqui?)

Ei, mas o que é seguir? Seguir é estar apto a receber automaticamente as atualizações das pessoas as quais você segue. Isto é, todas as vezes que postarem nos seus twitters, você ficara sabendo! Como? Para isso, há várias maneiras. Uma delas é acompanhando pelo próprio site, o que eu não recomendo. Há diversos programas clientes que nos ajudam a utilizar o twitter e particularment prefiro o TweetDeck (clica pra ir no site e baixar). Vou me basear no programa, sem entrar em muitos detalhes do seu funcionamento.

Depois que baixar, efetue o logon (supondo que você já esteja cadastrado no twitter e seguindo os usuários acima descritos). O TweetDeck te apresenta três paineis: All Friends (todos os amigos), Mentions (menções ou quando você é mencionado por alguém) e Direct Messages (mensagens diretas). Vamos explicar detalhadamente o que diabo significa cada um deles.

All Friends
É o painel onde aparecerá os tweets dos usuários que você segue, isto é, caso eles escrevam e enviem alguma coisa pro twitter, você saberá automaticamente, em instantes. Aparecerá a imagem (foto, avatar, etc.) deles e o texto. Logo abaixo, em letras míúdas (faz tempo que não escrevo esta palavra), tem o nome do usuário e a data e hora da postagem. Quando você passa o mouse em cima da imagem do usuário, aparecem quatro bilotos (huahuahauha). CALMA! Explicarei cada um deles depois.

Mentions
Neste painel, só aparecem os tweets os quais você foi mencionado. Geralmente você é mencionado por alguém do seu ciclo de amizades, mas é possível também que alguém famoso (famoso pode ser diferente de relevante, em muitos casos) mencione o seu nome de usuário caso você consiga interagir com ele. Vou mostrar um exemplo de como você pode falar comigo no twitter, mesmo que não tenha me adicionado como amigo. Supondo que o seu login no twitter seja @NvFulanoRx, clique no botão retangular laranja que fica ao lado do nome do programa, no canto superior esquerdo. Abrirá a área de postagem. Digite:

@carloshc Seu post sobre o twitter é muito confuso. Eu sou retardado.

Caso eu esteja com meu TweetDeck ligado e se achar que você merece uma resposta, eu posso te responder assim:

@NvFulanoRx Sério? I don't give a fuck.

Pronto, dentro de pouco tempo aparecerá no seu painel Mentions a minha resposta. Caso eu só veja à noite, posso responder quando chegar em casa também, bem depois. E você verá bem depois que eu respondi. Isto é chamado de REPLY, isto é, resposta. As menções e respostas a estas são PÚBLICAS. Então, nada de segredinhos de liquidificador contados abertamente no twitter, ok? Lembre-se de colocar o bendito arroba COLADO com o meu login (ou do login do usuário).

Ah, eu não sou famoso, mas sou relevante.

Hein?

Direct Messages
Neste painel apenas as mensagens que você envia e recebe diretamente para outro usuário aparecerão. Note que, diferente das mensagens que aparecem no painel Mentions, estas são privadas e só podem ser enviadas caso o receptor esteja te seguindo, e vice-versa. Supondo que você esteja me seguindo e eu esteja te seguindo, você pode me mandar uma Direct Message com seus sentimentos mais primitivos. Para isto, basta colocar um D antes do meu arroba-login, desse jeito:

D @carloshc Nabunda se afogando: você deixa Nabunda ou leva Nabunda?

Respondo da mesma forma:

D @NvFulanoRx Nabunda nada!

A resposta aparecerá no painel pouco tempo depois que postar.

Retweets
Voltando ao painel Mentions, algo que você postou pode ser ReTweetado! São os chamados RT! Por exemplo, você está me seguindo no twitter, eu tweeto algo super engraçado ou relevante ou inteligente ou genial ou sincero ou importante, aparecendo no seu painel All Friends:

Jamais sentirei fome outra vez!

Ao passar o mouse por cima da minha foto, aparecerá 4 botões:

  • Reply to carloshc (responder, já explicado);
  • Direct message carloshc (mensagem direta, já explicado);
  • Retweet carloshc's tweet (retweet, explicarei agora!);
  • Other actions (outra ações referentes ao tweet ou ao usuário, não será explicado).
 Você acha que as pessoas que te seguem (20 bots, 12 spammers e um primo seu distante) devem compartilhar com tamanha sabedoria e ou graça, logo você retweeta o meu tweet! Existem dois tipos e retweet: o puro, isto é, você me retweeta e pronto. Ou o RT com um comentário seu, algo que você deseje acrescentar ao meu sábio texto. Para retweetar com comentário, eu utilizo da seguinte notação

RT @NomeDoUsuário mensagem do usuário //meu comentário genial

No caso acima, o seu tweet retweetando o meu fica:

RT @carloshc Jamais sentirei fome outra vez! //Chuif.

Notem o RT antes do nome do usuário, informando que está dando um ReTweet do tweet dele (no caso, do meu), a mensagem (de preferência, intacta!), duas barras e o seu comentário. Esta forma é bem utilizada no twitter e eu recomendo-a. Mas faça como quiser, revolucionário!


Certo, e pergunta que não quer calar: E PRA QUE SERVE ESTE MALDITO TWITTER?

O ideal é que você, vez ou outra, ou sempre, passe um tempo com o TweetDeck ligado, acompanhando as postagens, interagindo com seus conhecidos, criando conteúdo, divulgando seu blog (sem spam), mostrando links e ou imagens interessantes, desabafando (com doses de bom senso). Dependendo de quem você siga, pode ser um ótimo passa-tempo, clicando nos links e nas imagens, vendo as notícias, dicas, curiando a vida de alguém famoso que você considera relevante.

As notícias, principalmente as ruins, chegam primeiro no twitter. Mas, às vezes, ele é bastante útil, como foi no caso do apagão. Muitos sites brasileiros saíram do ar, mas o twitter continuou de pé e, quem tinha energia ou estava com um celular tecnologicamente habilitado para usar o twitter em mãos, levantava informações relevantes sobre a magnitude da cagada.

Também é um meio interessante de saber se os blogs os quais você acompanha foram atualizados. Vez ou outra, é possível interagir de verdade com alguém relevante, e isso tem um gostinho (hm) interessante. Caso não tenha a mínima ideia de quem seguir, dê uma olhada nos meus following, tem alguns interessantes por lá.


O twitter é quase um blog, quase um chat e quase uma rede social.

Isso tudo, é claro, a módicos 140 caracteres. Coitado dos advogados.

Nota: este post não tem jabá. Minha fonte de renda é outra, thanks God :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário