8.1.08

Spectaculator!!!

Toda uma geração de nerds brasileiros, eu incluso, foi construída sob a efígie de um maravilhoso pedaço de plástico e metal chamado TK-90x!

Ainda lembro quando eu, em 1986, ansioso pela chegada dos meus pais de viagem, recebi a notícia que eles me trariam um computador. Passei dois dias sem dormir, crente que eles me trariam um HotBit, da Sharp, mas não foi este o caso... Ao abrir a caixa de presentes, contive um pouco a decepção, pois o tamanho do velho TK lembrava mais um telejogo do que uma máquina de escrever (efeito desejável nos anos 80 para um computador, pode apostar!), que era o caso do HotBit!


Engoli a frustração e parti pra cima do bicho, li os primeiros capítulos do manual, arranjei um gravador emprestado da minha tia e pluftr, digitei o meu primeiro LOAD "" . Entre ´86 e ´92, consegui queimar 3 TK-90x, bem como 1 TK-95 (este parecia uma máquina, embora fosse a mesmissima coisa do TKzinho!), porque passava o dia inteiro jogando!


Não consigo descrever o prazer que aqueles anos imprimiram na minha formação gamística. Tardes com Knight Lore, Fairlight, Match Day, Spiderman e tantos outros...


Mas o que me chateava na época era a dificuldade dos jogos. O TK só detinha 48k de RAM!!! Vejam só, hoje até este post tem mais do que isto, mas naquela época era tudo o que o bichinho dispunha pra entreter! Esta falta de espaço para os programadores trabalharem acabou gerando uma jogabilidade muito limitada, além de tornar os jogos inacessíveis para aqueles que não moravam na Inglaterra, e compravam o jogo com o manual, em suma, em 99% dos casos o nerd brazuca não entendia lhufas do que tinha que fazer no jogo, pois não existia help, tutorial ou qualquer coisa que o valha!!!


No meio da década de ´90, já com o meu velho DX4 100 MHZ, com o surgimento da internet, pude ter o prazer de conseguir jogar novamente as maravilhas do zx-spectrum, através de uma enxurrada de emuladores e roms! Com a vantagem que eu podia agora GRAVAR os jogos no ponto em que eu queria e retomá-los, ao meu bel-prazer. Mas, quem disse que os jogos entregaram os pontos?


Apesar da facilidade das gravações dos "snapshots", de alguns walkthroughts disponíveis pela www, ainda era muitíssimo vencer os jogos... acabei encostando o tema de lado.


Recentemente, procurando algo pra passar o tempo no fim do ano, desencavei um site espetacular chamado WORLD OF SPECTRUM, onde simplesmente existe TUDO que se pode querer em relação ao velho TK, incluindo roms, tutoriais, manuais, dicas, pokes e o escambau! Resolvi dar uma nova chance e baixei, pela milésima vez, um joguinho que eu adorava chamado Fairlight, na enésima tentativa de derrotá-lo! Peguei um tutorial do jogo, peguei as instruções, peguei algumas dicas da CRASH, mas, mesmo assim, dançava toda vez que encostava em umas malditas "flores carnívoras", e já ia desistir novamente quando descobri um programa chamado SPECTACULATOR!


A primeira vista, era apenas mais um emulador bastante competente, mas o Spectaculator tinha uma opção que me levou ao céus dos adolescentes punheteiros: ele gravava as pessoas jogando, como se fosse uma câmera! Daí, foi um pulo para descobrir os arquivos .RZX, isto é, os arquivos que os velhos nerds gravaram AO VENCER OS JOGOS!!! O que tornava bem mais fácil a minha missão, pelo menos agora eu saberia O QUE DIABOS EU TINHA QUE FAZER!!!


PQP, finalmente eu poderia entender o que diabos eram aquelas runas de Ranarama, ou o que eu tinah que fazer com aqueles símbolos de Firelord!!!


Iniciei minha nova jornada nerdística e, em poucas horas, conseguir zerar o Fairlight, extático!!!

Indico muito fortemente o programa e é por este motivo que post aqui o link para download, bem como um serialzinho :) Tenha uma boa viagem quem se lembrar do velho TK e, pra quem não conheceu, veja o que é possível fazer com 48k, enquanto hoje se usam 10GB pra jogos idiotas!

Spectaculator
Roms´s

p.s.: para dicas e para os tais arquivos .RZX, um ótimo site é o TIPSHOP!

Um comentário:

  1. "Poke". Fazia séculos que eu não via essa palavra. Depois escreve alguma coisa sobre o MSX e seus "sprites".

    Outra coisa: habilita aqui pra comentários externos.

    ResponderExcluir