10.1.08

No Country For Old Men, PORRA!

Alguns cineastas tornam a espera por seus filmes um prazer. Até bem pouco tempo atrás, este status pertencia a Kubrick (falecido), Scorcese (quase falecido), Coppola (faleceu mas insiste em pé...) e foi, paulatinamente sendo transferido para uma safra que hoje é composta basicamente de Paul Thomas Anderson, David Cronnenberg, Michel Gondry e, talvez acima deles todos, os Irmãos Coen.

Baseado em um livro homôniomo do romancista de frases econômicas Cormac McCarthy, "No Country For Old Men" conta a história de Llewelyn Moss (clinicamente interpretado por um ator esquecido desde os anos 80 - Josh Brolin, o irmão mais velho em GOONIES!!!!), um caçador nas horas vagas que encontra, para sua sorte e azar, um bazar de corpos metralhados em pleno deserto do Texas. Entendendo rapidamente que se trata de uma transação de drogas que não deu certo, Llewelyn espera pacientemente até que descobre o último sobrevivente do ajuste de contas, junto com 2 mijones de dólares!

É claro que uma soma destas não ficaria boiando na secura do deserto sem que alguém fosse busca-la, e é aí que entra o responsável pelo resgate do dinheiro, um assassino destituído de qualquer remorso chamado Anton Chigurh, cujo sobrenome é um trocadilho com "sugar" (em inglês, açúcar! Genial para o personagem :) ), na melhor interpretação que vi de Javier Bardem! Detalhe para o cabelinho do tipo "mamãe me arrumou hoje" do personagem!

Chigurh não tem história pregressa, não tem fraquezas, nem medo de nada. Ele só quer o dinheiro de volta e vai matar quantas pessoas forem necessárias para conseguir isto! E o melhor de tudo ainda não é sua personalidade "legal" :) , mas sim a "arma" preferida do meliante: um tubo de gás!!! Só vendo pra sacar a mortalidade do negócio!

A sensação mais forte que tive vendo o filme foi: porra, este é um filme de "HOMEM, caralho!!!" Por algum motivo, filmes de "HOMEM, caralho!!!" simplesmente sumiram do mercado, sendo substituídos por filmes de "Macho Funny", isto é, coisas feito "Bad Boys" ou "Triple X", que mostram heróis machos e cheios de gracinha, cheios de piadinhas pra platéia! Porra, homem que é homem não tem tempo pra gracinha, porra, que foder a gostosa, pegar a grana e cair fora, antes que algum fdputa venha tomar o lance dele!!! Nestas horas bate uma saudade de Sam Peckinpah!!! Não tem mais "Getaway" nesta porra, nem "Wild Bunch", cacete!!! Filme de HOMEM, caralho!!!

A única ressalva que faço ao filme refere-se a sua parte final. Achei que a resolução da história foi muito breve, sem impacto compatível com o que se estava apresentando até aquele momento. Não tenho certeza, mas creio que foi assim porque o livro deve ser contado a partir da perspectiva do Xerife Ed Tom Bell, mais um papel desempenhado sem máculas pelo competente Tommy Lee Jones.

Ao fim, com certeza foi um dos melhores filmes do ano de 2007, celebrado em Cannes e candidato prévio ao Oscar, seja com Bardem, seja com Direção ou Roteiro para os Coen.

E, para você não dizer que eu não te amo, Campello, um ligeiro link :)

No Country For Old Men
Legenda

p.s.: Detalhe, este realease detém uma "mancha borrada" nele. Explico: algumas cópias de filmes são enviadas para críticos e "votantes" dos prêmios internacionais, em qualidade de DVD, antes de serem lançados no mercado. Mas, para evitar a pirataria, eles colocam uma impressão digital em cada cópia, identificando o destinatário. A galera do mal então usa algum programinha feito o Virtual Dub e detona a tal marca. O filme fica manchado, mas, e daí? :) Esta cópia é tão por dentro da coisa que o filme não tem nem créditos finais, aparecendo apenas a frase "End Credits" ao fim. Profissa piratation total!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário