28.6.10

Cadê a RAM que estava aqui?

Apesar de, como sempre, estar combalido, este blog se recusa a morrer :)

Indo direto ao ponto, hoje, é comum ver anúncios de Notebooks a preços bem baratos. Também os desktops estão muito abaixo do preço esperado. Antigamente, para se ter um bom computador, capaz de tudo que você quisesse, era certeza gastar uns R$ 2.000,00, isto não é necessário agora.

Mas o problema não é este.

Vejam a quantidade de anúncios de notebooks e desktops com 4Gb de RAM! Os preços deste tipo de memória caiu que é uma beleza, então, para agradar, os fabricantes colocam e chamam atenção para este aumento significativo. Para o usuário leigo, quanto mais, melhor. Para o usuário não-leigo, quanto mais memória RAM, melhor!

Só depois, quando você vai dar aquela checada básica no que tá funcionando no seu Windows, ali pelo painel de controle, é que você se dá conta que está faltando memória RAM.



Olhei, reolhei. Entrei na BIOS, vi os 4Gb lá, direitinhos.

O que está havendo?

Simples, o Windows, qualquer que seja a versão, se for 32 bits, só aceita, no máximo 3Gb. E isto é porque arrumaram um jeitinho de usar algo acima de 2Gb, que é a limitação original.

Se você quer usar 4Gb ou mais, tem que instalar sistemas operacionais de 64bits, que podem ser ótimos para quem mexe com coisas realmente foda, mas que são uma dor-de-cabeça para gente "comum", pois dá problema em uma série de programas, faltam drivers para uma série de periféricos... Você vai ter mais problema que solução.

Mas não culpe apenas o Windows, o problema é de "arquitetura", tem mais a ver com os primórdios dos PC-IBM do que com as besteiras da Microsoft.

Existe um programinha, RAM DISK PLUS, que afirma conseguir usar este "excesso" de memória para a utilização como drive virtual mas, depois de muitas indas e vindas, downloads e cracks, saquei que para o programa rodar MESMO, há de se ter uma placa-mãe que aceita "address remapping", o que não é o casa da minha. Mesmo que o programa rode legal, segundo a comunidade geek/nerd, não há garantia que o negócio seja estável, então, talvez não seja uma boa.

Para resumir, não se iludar com muita RAM, você não vai conseguir nada :)

9 comentários:

  1. Deixa de ser o fruto do mamoeiro e instala o Windows 7 64 bits! E comprei um Microboard 4G, 320 GB HD, Core 2 Duo, com saída HDMI por apróx. R$ 1.450,00, frete grátis, no Wal-Mart. Já tenho dois desses aqui na empresa, o custo/benefício é atraente. Se liga, Cabeção!

    ResponderExcluir
  2. Para a tua empresa, pode ser, manézão... Para um usuário comum, que não usa rede, que usa programinhas do ronca... vai usar 64 bits, vai...

    E eu comprei um Quad Core, 4Gb, 1Tera, 23 polegadas... então, cala a tua bocarra de adorador do Dunga :)

    Não quero instalar o 7, para que? Tô feliz com o XP. Quem tem esta sanha de "novidade" é mamão feito vc :)

    ResponderExcluir
  3. Tenho uma solução para os dois maloqueiros: mac.
    Sim, sou moderno. :P

    ResponderExcluir
  4. INSTALOU O XP???? É LOUCO????

    Unxe.

    Cabeção, estás velho mesmo. "Bom mesmo era o Passat 83, é por isso que ainda ando num!".

    Você perdeu 40 pontos do meu coração depois dessa nerdisse idosa. Saldo atual: 3.400 (devedor).

    #beijomeliga

    ResponderExcluir
  5. Eu instalo o que eu quiser, seu mierda :)
    O computador é meu, os programas são meus, tão funcionando beleza, os drivers tão ok, fiz migração do sistema operacional que tava no meu velho notebook... tá tudo PERFEITO!
    Pq diabos eu vou mexer nisto e começar a instalar tudo de novo? Para que?
    Deixa eu precisa formatar, aí penso no seu caso... :)

    Ass.: Sarda, o ludita!

    ResponderExcluir
  6. Kastor: Mac é coisa de goiaba. Agore te imaginei naquela propaganda #fail da Opanka, que passa nos jogos da copa. Com todo respeito, claro.

    Sardaukar dando comandos no seu computador novo:
    C:\> ARJ x ColecaoTravecos.arj
    C:\> dir
    C:\> print TravecudoASCII.txt /c /d:lpt1

    ResponderExcluir
  7. Campello no trabalho:

    (Windows 7 64 bits! E comprei um Microboard 4G, 320 GB HD, Core 2 Duo, com saída HDMI)

    - Agora sim, vou gastar apenas 4 horas para encriptar todas as sacanagens que baixo da web!

    ResponderExcluir
  8. "Sardaukar dando comandos no seu computador novo"
    HAHAHAHAHAHA

    ResponderExcluir