13.5.10

Só existem 5 músicas de rock... (?)

No post sobre o filme "Educação", comentei que havia um crítico de rock americano que dizia só existirem 5 músicas de rock, todo o resto era apenas uma variação em torno delas (li isto em um box do R.E.M. que ganhei de presente, mas doei, por isto não consegui descobrir o nome do cara).

Fiquei por muito tempo com aquilo na cabeça, colhendo aqui e ali alguns exemplos para ilustrar o pensamento do cara. É claro que não são só 5, acho que são 14 :) Mas o número não vem ao caso neste post, quero demonstrar o ponto de vista do cara, através de dois blocos de 3 músicas que, para mim, são virtualmente idênticas...

Não são idênticas nos instrumentos, nem nas letras, nem nas bandas... mas têm a mesma levada, a mesma batida, o mesmo clima. Não creio que a questão seja plágio, de forma alguma, apenas que está no cerne da música pop a repetição, seja em refrões, seja em melodias colantes.



No PRIMEIRO CASO, temos ligações mais simples, afinal, são 3 músicas que aparentam mesmo ter uma consonância mais evidente, sem a necessidade  de muita elocumbração. Creio que o que marca mesmo é a bateria, a levada e o tom agitado das 3, dá até para fazer uma historinha as envolvendo, como se fossem várias fases da vida da mesma pessoa:

A primeira é a clássica "Lust For Life", do Iggy Pop, que já era bem conhecida, mas explodiu mesmo para o público comum quando apareceu na trilha de Trainspotting.


A segunda é uma música do The Jam, uma das grandes bandas de rock inglês, que alcançou pouco o grande público consumidor, ficando mais restrita ao circuitinho dos "entendidos". Chama-se "A Town Called Malice", e também foi incluída em um filme de sucesso, "Billy Elliot".


A terceira é mais recente, uma música do Travis chamada "Selfish Jean". Não é tão foda quanto as duas primeiras, mas tem uma letra legal e é uma boa "revisão" da original.




No SEGUNDO CASO, temos duas músicas bem parecidas, da mesma época, praticamente, e uma terceira que pula umas três décadas,pelo menos, mas acho quase impossível ouvir qualquer uma das três e não ter vontade de cantarolar um pouco da outra. Para quem faz MashUps, é um prato cheio:

A primeira é o clássico grande sucesso de Ritchie Vallens, "La Bamba".


A segunda é também um clássico, que virou febre depois de "Curtindo a Vida Adoidado", "Twist and Shout" dos Beatles.


Por último, temos "Stand" do R.E.M., praticamente 30 anos depois da música dos Beatles.


E isto é só uma palhinha, creio que daria para apontar muito mais, era só ter um pouco mais de paciência e tempo :) .

2 comentários:

  1. A semelhança é por conta da tríade de acordes usada. Dá pra citar cem musicas com exatamente a mesma harmonia.

    É, eu sou foda, eu sei.

    ResponderExcluir
  2. Se for enumerar a quantidade de música que tem C (dó), Am (Lá menor), F (Fá) e G (Sol)...

    ResponderExcluir