13.5.10

Chuta-Bundas!

Em 99,99% dos casos, eu já li a revista em quadrinhos antes de ver o filme. No caso de "Kick-Ass", eu apenas já havia ouvido falar, sabia do que se tratava, mas não tinha tido o interesse de ler. Os autores/criadores da revista, Mark Millar e John Romita Jr., são grandes expoentes do ramo.

Millar é um típico agitador escocês, adora chamar atenção, criar polêmicas, brigar com colegas em fóruns de discussão. Mas é também capaz de criar excelenets histórias, como sua passagem em "The Authority" não deixa mentir. Romita Jr. é filho de uma das lendas dos quadrinhos, John Romita, desenhista de fases clássicas do homem-aranha, demolidor e outros. A passagem do Romitinha em X-Men é considerada, até hoje, uma das melhores, além de ter outros trabalhos menos reconhecidos igualmente memoráveis, como Estigma (do Novo Universo).

Sim, mas, e Kick-Ass?

Baixei o filme, que, para mim, vem para capitalizar neste boom que os quadrinhos estão em Hollywood. Não estava esperando grande coisa, apenas um bom bocado de pancadaria.



"Kick-Ass" conta a história de de Dave Lizewski, o típico adolescente de High-School americano, isto e: não é bonito nem feio o suficiente, não é inteligente ou burro demais, não tem amigos demais ou de menos... é só, comum! Passa seus dias lendo HQS, jogando no computador, batendo punheta e sofrendo com o calor do Crato... opa, este era eu!!!! O Dave mora em Nova York.

Mora com o pai, que vive desolado, pois a mãe de Dave morreu em um AVC estúpido, enquanto comia o jantar em família. A vida dele continuaria assim, sem graça, sem sal... mas Dave tem uma epifania!!! E se ele se tornasse um super-herói real? Se ele vestisse um colant justíssimo e saísse em busca de justiça, justo pelas ruas mal-ajustadas de sua cidade? Para qualquer pessoas de bom-senso, seria uma estupidez dos infernos mas, para Dave, parece ser a solução de todos os problemas que ele tem.

Já na primeira patrulha, ele se fode direitinho... o filme poderia acabar aí, ou mostrar o resultado da merda que ele fez... mas estamos falando de Mark Millar, a realidade é só uma desculpa para ele escrever o que quiser!!!

E o "Kick-Ass" continua a agir, depois de longa recuperação, encontra mais super-heróis (Big Daddy e Hit Girl), bem como um pseudo-arqui-inimigo, o Red Mist.

Não vou me estender (ou extender!) aqui para não contar o filme inteiro.

O fato é que o filme é praticamente todo feito em cima do quadrinho, enquadramento, planos, frases. Aqui e ali, encontramos alguma diferença, como a relação inicial entre Dave e Kate, a paixãozinha dele de escola. Há muita coisa divertida na história, a pancadaria é legal pacas, principalmente quando envolve a Hit-Girl, uma garotinha de 10 anos que VALE TODO O FILME!

Não é dos melhores filmes baseados em HQ, mas é dos piores... está mais para Hancock do que para The Dark Knight. Mas vale a pena baixar e ver, talvez até muito mais ver no cinema, pois as cenas de luta devem ficar mais legais.

E a HQ, você leu? Li depois do filme... baixada, claro!

É boa, mas é só isto... ação, diversão... há um bom paralelo com o filme. Inclusive ressalta justamente o maior defeito do filme: algumas coisas só funcionam na HQ, por causa do tipo de mídia, e porque a história é muito referente ao universo de quadrinhos, de cultura pop, que muito provavelmente escapa ao público em geral. O personagem no filme é "mais robusto" que o franzino da HQ, algumas coisas na HQ também são mais pesadas, mais violentas... mas a Hit-Girl do filme é o melhor!

Os dois se completam, se você gostou de um, vai gostar do outro. Então, abaixo, os links:

KICK-ASS (filme, legenda)
KICK-ASS (revistas, direto do PorkinScans!)

Hasta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário