21.5.10

Alice (de Tim Burton)

Ok. Temos um filme badalado pra cacete. Relançaram 237 versões de "alice no país das maravilhas", 189 versões de "alice através do espelho", com todas as variações possíveis: pra criança, pra velho, pra emo, pra ema, pra pato, pra ganso, pra neymar... virou um "evento" mundial (que foi acompanhado e ressoado pelo meu termômetro de viadices, manezices e cultura pop: Zeca Camargo, aqui e aqui).

Eu não me entusiasmei. Explico: Tim Burton... não me interessa tanto assim.

Mas tudo bem, a história de Alice é legal por si só, então, valeria a pena ver o filme.

Só que a josta estreou, e todo mundo que via chegava para mim e dizia: "é, não é lá estas coisas", ou "não é a história original", ou "não é muito bom"... mas todos concordavam no seguinte: o 3D é legal!

Aí pensei: "porra, vou me tacar pro cinema, SOZINHO, sem estar pegando NINGUEM, gastando R$ 20,00 de ingresso, mais uns R$ 10,00 de pipoca/refri/halls, mais o táxi da volta, PARA VER 3D?!?!?!



Olha, 3D não é lá estas coisas. É legal, é interessante, mas não justifica, por si só, ir ver o filme, ou consegue transformar um filme ruim em um filme bom. Para ser bem sincero, no meio de Avatar, nas duas vezes que vi, havia horas que cansava, os olhos e a paciência! Não ligo pra HD, não ligo pra Blue-Ray, não ligo pra estas frescuras que o Campello adora... eu gosto é de CINEMA, porra!!!

Então, por pura "obrigação", baixei o filme e vi em casa mesmo.

E é RUIM!

É RUIM!!!

Transformaram Alice em uma aventurazinha "jornada do herói": ah, o reino precisa ser salvo... ah, precisamos achar o herói... ah, o herói não quer se assumir como herói... ah, existe um ser sábio que dá dicas ao herói... ah, o herói finalmente se convence que é o herói... ah, o herói cumpre o seu destino, matando o monstro!!!

Porra, isto não é Alice, isto é praticamente qualquer filme de sessão da tarde.

O legal da obra original era o seu surrealismo, o seu descomprometindo com a realidade, sua leveza audaciosa e irreverente, as brincadeiras com o impossível, com o improvável, o não-natural...

Veja o Chapeleiro Louco! Porra, o Chapeleiro Louco virou um "rebelde", um "parzinho romântico" da Alice... PORRA, o Chapeleiro é LOUCO, cacete, ele não faria porcaria nenhuma disto!!!

Vá lá que o Burton acerta em muitos visuais... aliás, é tudo que ele acerta!!!

De resto, que porcariazinha que ele fez... estragou uma ótima oportunidade de fazer um filmaço! Fez uma tolice esquecível! 

E aquela dancinha no final do Johnny Depp?!?!! PORRA, aquilo me deixou com vergonha alheia!!! Se fosse um calouro no Raul Gil, iria perder para a mini-lady-Gaga facilmente!!!

Johnny Depp é Johnny Depp,  Helena Bonham Carter como Helena Bonham Carter, Anne Hathawat como uma barbie branca, Mira Wasikowska como uma adolescente que precisa dar logo e parar de frescura!

Mas, e o Tim Burton? Olha, vou mandar a real... este cara não é lá estas coisas!

Vamos à filmografia:

- Eduardo-Mãos-de-Tesoura: ótimo filme, criou o "mito" Burton!
- Batman e Batman Returns: duas porcarias, aquele ali não é Batman, é Adam West returns!!!
- BeetleJuice: gosto muito, divertido, humor negro de boníssima qualidade!
- Ed Wood: bom filme, mas se sustenta mais pela biografia de Wood do que pela mão do Burton!
- Marte Ataca: meia dúzia de piadas engraçadas, o resto do filme é chato pacas!
- A lenda do Cavaleiro Sem Cabeça: mais do mesmo, chatinho também! Não dá medo em nada, até a versão em desenho da Disney é mais assustadora!
- Planeta dos Macacos: estragou uma franquia! Tanto que já vão reiniciá-la novamente! O filme só vale por algum visual e pela atuação do Tim Roth, que é assustadora! De resto, uma porcaria, com um final completamente ridículo!
- Peixe-Grande: supervalorizado. Não vale o ingresso inteiro! História que era pra ser legal, era pra ser engraçada, tocante, e é apenas CHATA!
- A fantástica fábrica de chocolates: mais um caso de desvirtuamento da versão original! Não é ruim feito Alice, é até "boa", mas não chega aos pés da versão com Gene Wilder, pois não há qualquer empatia com os personagens!
- A noiva cadáver: gostei, filme legal, muito bom!!!
- Sweeney Todd: não aguentei 20 minutos disto!!!

Existem outros, que não vi, nem tenho vontade de ver!!!

Em suma, Tim Burton significa apenas um visual elaborado, "gótico", humor negro, MAS NÃO NECESSARIAMENTE UM BOM FILME, como a maioria gosta de pensar!!! O cara é mais chato do que competente!

E se exploda quem discordar!!!

MIL VEZES O CLÁSSICO DA DISNEY!!!

3 comentários:

  1. Não vi ainda mas concordo.
    Ninguém aguenta mais Tim Burton + Johnny "Ator Profundo" Depp

    ResponderExcluir
  2. Ei, psiu, calminha, viu? E blu-ray é foda, viu? hehehee. Vou assistir ao filme em 3D. Também não acho superfoda Tim Burton. Gosto de alguns. Peixe Grande é um saquinho. Sweeney Todd é ruim pragarái. Mas vou assistiu, viu? E em 3D, viu? E se tivese Imax aqui na minha cidade você iria comigo, viu?

    ResponderExcluir
  3. Já vi que o texto do Campello vai ser positivo, viu?

    ResponderExcluir