17.3.10

O Mensageiro do Diabo (The Night Of The Hunter)

Procurando os links para preencher os posts dos 1001 filmes..., acabo topando com muita coisa interessante, alguns filmes antigos que merecem muito ser vistos.

É claro que, se você não é fã de cinema propriamente dito, não tem paciência para dar os descontos ao tempo, nem gosta de filme preto e branco (por isto você prova que é burro!), nem todo filme é para você.

Um dos filmes que eu nunca havia visto e que sempre me atraiu foi "O mensageiro do diabo" (the night of the hunter), o único filme dirigido pelo grande ator Charles Laughton, já que era sempre mencionado como um dos filmes mais "assustadores" já feitos.

Dando o desconto devido ao que era assustador em 1955, não foram estas as emoções que o filme me provocou.





A história, baseada em um livro de um tal David Grubbs, se passa na época da grande depressão americana, quando um pai de família de uma cidadezinha minúscula se cansa de ver os filhos passando fome e rouba um banco, matando duas pessoas no ato. Sabendo que vai ser pego e, eventualmente, enforcado, o pai corre até em casa e, sob o olhar da filha de uns 4 anos, pede que o filho mais velho esconda o produto do roubo a qualquer custo, e nunca conte a ninguém onde está, para que o futuro deles seja garantido.

Na prisão, esperando a hora do fim, o pai tem o azar de dividir a cela com Harry Powell (o espetacular Robert Mitchum!), que se diz "pastor" de uma igreja que só tem um único padre, um único fiel, ele mesmo! Powell tenta então de todos os modos convencer o condenado a revelar o paradeiro do dinheiro, pois sabe que será solto em breve e irá tentar acha-lo. Sem querer, durante um pesadelo, o pai acaba por dar uma pista a Powell que o dinheiro está com as crianças.

E é aí que a história realmente começa, ao vermos a aproximação lenta, insidiosa, de Harry Powell à família do morto, seduzindo a mãe, agradando à filha, tentando se tornar uma figura paterna para o garoto, que é o único que nota as intenções do meliante.

Existe uma série de clichês no filme, a maioria ligada à atuação. Caras e bocas, movimentos exagerados, típicos da época e, provavelmente, mais típicos ainda de Laughton, que vinha de uma forte tradição do teatro e cinema da Inglaterra.

Por outro lado, há diversos elementos no filme que são bem atuais. Os cortes são rápidos, ágeis, não dando muito tempo para o espectador respirar as vezes; os diálogos são ferinos e não devem ter sido muito bem aceitos na época puritana dos anos 50; as tomadas tem um visual meio "expressionista", muito interessante pela composição, fiquei tão "expressionado" com algumas sequências que até fiz uma montagenzinha clipesesca (conferir no fim).


O personagem de Mitchum é um show à parte, totalmente ambíguo, fala com Deus mas age como o Diabo (por isto o título em português, creio, deve ser, quem sabe, este pessoal de título é tudo idiota!), tem, na mão esquerda, tatuado nos dedos que forma o punho, as letras HATE (ódio), já na mão direita, tem LOVE... e sua "igreja" é toda baseada nestas duas tatuagens, com a doutrina sendo explicada de maneira exagerada e cativante :)  São angustiantes as cenas em que ele se aproxima das crianças, pois dá a impressão que, a qualquer momento, ele vai esganá-las.

Algumas informações interessantes pinçadas na net:

* Em sua biografia o ator Robert Mitchum declarou que o diretor Charles Laughton detestou o roteiro escrito por James Agee, o tendo reescrito totalmente.

* Como não tinha grande afeição por crianças, Charles Laughton passou a Robert Mitchum a tarefa de rodar várias cenas protagonizadas pelo elenco infantil do filme.

* Desapontado com a má recepção que O Mensageiro do Diabo teve tanto do público quanto da crítica especializada, Charles Laughton prometeu - e cumpriu * jamais dirigir outro filme.

* Refilmado como A Noite do Caçador (1991).

* O orçamento de O Mensageiro do Diabo foi de US$ 795 mil.

* O personagem Rachel Cooper é interpretado pela musa do cinema mudo Lillian Gish.

* O pai-assaltante-enforcado é interpretado pelo recém-falecido Peter Graves, que ficou conhecido mundialmente pelo seriado Missão Impossível.



Ao fim, indico o filme para cinéfilos, para quem quer ver grandes atuações e /ou um filme atual antigo :)


O Mensageiro do Diabo (legendas)


Abaixo, um aperitivo:

2 comentários:

  1. Achei seu blog muito bom. Tenho visto sempre. Já vou baixar 'o mensageiro do diabo'. Ah outra coisa que música é essa que toca no clipe que você montou?

    ResponderExcluir
  2. Ah, obrigado, a gente faz mais pra se divertir mesmo :) A música é do Broken Bells (uma projeto do vocalista do The Shins com o DJ Danger Mouse) e se chama "mongrel heart". Até :)

    ResponderExcluir