17.3.10

Nokia 5800, GPS Lento

Nokia 5800 Depois que a Nokia disponibilizou o Nokia Maps gratuito, sem gambiarras, para os aparelhos que utilizam o sistema operacional Symbian S60v5 (dentre outras versões), passei a utilizar o GPS do meu celular. Acontece que o coitado é lento, às vezes demorava quase 5 minutos para sincronizar com os satélites, tempo nada aceitável, principalmente quando você precisa se posicionar.

A primeira coisa que tenho a dizer para os que têm esse problema é: atualize o seu telefone. Sem preguiça, baixe o Device Software Update e atualize o firmware do seu telefone para o mais novo possível. Depois siga os seguintes passos:

 

 

  1. Menu > Settings > Phone > Application sett. > Positioning
  2. Em Positioning methods, selecione:
    • Assisted GPS
    • Integrated GPS
    • Network based
  3. Volte, e vá em Positioning server
  4. Positioning server use deve estar no automático
  5. Access point: esta informação é importante, selecione o método de acesso que sua operadora disponibiliza. Se for em 3G, melhor ainda. Depois de visitar diversos fóruns, inclusive o oficial da Nokia, a impressão que tive foi que para que o GPS fixe a primeira posição com rapidez, ele precisa acessar a internet. Não sei a quantidade de dados trafegados nesta sincronização, mas deve ser muito baixa (se não quiser gastar um centavo de acesso à Internet via celular, esqueça esta dica).
  6. Server address: verifique o endereço, deve estar supl.nokia.com
    • Observação importante: não pode estar http://supl.nokia.com, deve estar somente supl.nokia.com! Sem o http://!

Teste. Comigo funcionou, ainda demora um pouco, mas é inferior a um minuto. Caso funcione ou não, deixe uma mensagem nos comentários.

Outra dica rápida: eu sei que é meio taxista (nada contra os taxistas) pendurar o celular no carro, porém com muita paciência dá pra ficar discreto (até mesmo para os gatunos) e funcional. Comprei e instalei um suporte para o 5800 no meu carro. Ficou discreto, no canto inferior esquerdo, misturando-se com o tabelier (que nome feio da p*rra). Ah, comprei em Hong Kong, via DealExtreme por 5,30 doletas, isto é, menos de R$ 10,00 – frete incluso. Chegou em um mês, sem travar na nossa amiguinha, a alfândega. Olha aqui o link.

Só pra finalizar: Sardaukar falando mal de capitalismo e eu escrevendo sobre gadgets. Estão vendo como é a vida? Valeu, Sardinha! Hehehe.

3 comentários:

  1. Eu repeti todos estes passos... e o meu celular parou de funcionar :/ Seu FDP!








    p.s.: o meu celular é sony :)

    ResponderExcluir
  2. Sarda, que mentira que você não tem celular. Não combina nem contigo nem com meu irmão.

    ResponderExcluir
  3. As pessoas mudam, meu lindo...

    ResponderExcluir