8.3.10

Comentários sobre os vencedores do Oscar 2010

trofeu-imprensa Não creio que a premiação do Oscar busque ser justa, isso porque seis mil pessoas votam e é complicado buscar justiça numa democracia. E o Oscar é como uma fotografia, só tem valor depois de alguns anos. Muitos torcem o nariz para os vencedores do ano, mas raramente o filme que ganha é um lixo completo e quase sempre vale a pena assistir. Quem Quer Ser Um Milionário? é um filme ok. Onde os fracos não têm vez é um puta filme. Os Infiltrados é um filme ok. Crash é um filme bom. Menina de Ouro é um filme bom. O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei é um lixo. Chicago é bom. Uma Mente Brilhante é muito bom. Gladiador é muitísismo divertido. Beleza Americana é um filme pedante, mas bom. Shakespeare Apaixonado é muito ruim. Titanic é um lixo. O Paciente Inglês é bonzinho. Coração Valente é ruinzinho. Forrest Gump é ótimo. A Lista de Schindler é bom. Dentre outros. E sobre 2010? Leia mais.

Prêmio Ganhador Comentário
Melhor filme Guerra ao Terror WTF? Avatar não levou? Pois é. Mas também não sei se Guerra ao Terror seria o melhor filme dos indicados. Distrito 9 e Bastardos Inglórios, por exemplo, são melhores do que ele. Avatar é mais pop. Enfim, o filme é bom. Então ok. Pior seria se o filme fosse para Up ou Amor Sem Escalas.
Melhor diretora! Kathryn Bigelow, Guerra ao Terror Realmente me impressionou bastante. Acho que o trabalho de um diretor se reflete muito na atuação e no clima que o filme passa. Ela foi muito competente, é verdade. E por razões nada técnicas gostei de uma mulher ter levado o prêmio por um filme bom. Mas Quentin Tarantino merecia muito esse prêmio. Bastardos Inglórios é um filme fantástico.
Melhor atriz Sandra Bullock, Um Sonho Possível Nesse eu estava bem perdido. Só assisti Educação e Preciosa, os outros três, ainda não. Carey Mullingan foi ótima em Education e Gabourey Sidibe foi bem em Education. Fiquei curioso para ver Sandra Bullock atuando de verdade, vou assistir ao filme.
Melhor ator Jeff Bridges,
Coração Louco
Não assisti ainda, que pena. Também ainda não assisti a A Single Man. Mas sabia que Morgan Freeman não levaria. Clooney também não merecia. Jeremy Renner… é, podia ser, mas não foi brilhante. Ainda não sei se foi justo :)
Melhor edição Guerra ao Terror Gosto das montagens de Tarantino, mas a edição de Guerra do Terror foi muito competente.
Melhor documentário The Cove Karáy! Burma VJ deve ser muito interessante. Food, inc. é muito bom (Sardaukar postou aqui), The most dangerous man in America deve ser muito legal, Which way home deve ser uma miséria só e o que ganha é um documentário sobre golfinhos? Francamente…
Melhores efeitos visuais Avatar Isso era meio esperado, realmente a experiência visual é nova e impressionante. Mas Star Trek deveria ter levado :)
Melhor trilha sonora Up Não tenho opinião.
Melhor fotografia (cinematografia) Avatar Opa, acho que forçaram a barra aí. Neste, achei Guerra ao Terror muito mais original e, claro, natural.
Melhor edição de som & Melhor mixagem de som Guerra ao Terror Não sei, não sei… O som de Star Trek me impressionou, foi muito detalhista, muito original. Até o ping dentro da ponte tinha (como se fosse um submarino). Fora a sensação junto com os efeitos especiais. Não sei qual foi deste prêmio para este filme…
Melhor figurino The Young Victoria Não assisti a nenhum e, naturalmente, não sei avaliar isso.
Melhor direção de arte Avatar Não assisti aos demais, não sei avaliar.
Melhor atriz coadjuvante Mo’Nique, Preciosa Não assisti a Nine nem Coração Louco, mas não creio que superaram esta atriz. Foi impressionante. Mereceu, com certeza! Tinha falado dela no post sobre Precious.
Melhor roteiro adaptado Preciosa Gostei muito de Distrito 9, mas não sei como foram adaptados. Difícil avaliar, mas acho que é mais difícil adaptar Distrito 9 do que os demais nomeados.
Melhor maquiagem Star Trek Não tenho a mínima ideia de como avaliar esse quesito, mas gostei muito de Star Trek :)
Melhor curta-metragem The New Tenants Não assisti a nenhum.
Melhor documentário em curta-metragem Music by Prudence Não assisti a nenhum.
Melhor curta-metragem de animação Logorama Não assisti aos demais, Logorama assisti, postei e gostei bastante.
Melhor Roteiro Original Guerra ao Terror Er… não achei tão original assim. Daria a Bastardos Inglórios
Melhor Canção The weary kind, Coração Louco Estou por fora, não comento.
Melhor Animação Up Não assisti aos demais, mas não gostei muito desse Up… sei lá… Mas ok.
Melhor Ator Coadjuvante Christoph Waltz, Bastardos Inglórios Gostei, gostei mesmo. O cara foi foda, espetacular.

Um link interessante, com um infográfico bacana, sobre o Oscar, na página da revista Super Interessante. Aqui o link.

Nenhum comentário:

Postar um comentário