30.3.10

As séries que valem o download do momento! (parte I)

Além de ver uma quantidade razoável de filmes toda semana, acompanho uma penca de seriados, no geral, americanos, aqui e ali, de outro país. E creio ser uma prática indicável, visto que, se no Brasil a novela virou produto de exportação, o seriado americano é imbatível, praticamente.

De uns tempos para cá, principalmente do meio para o fim da década de 90, houve um grande fluxo de grandes atores do cinema para as séries, quando o normal sempre foi o contrário. O fato básico para isto foi o aumento de produções de qualidade, a grande quantidade de material disponível e a sacada dos executivos das emissoras de que uma estrela de nome pode, só por estar associada a uma série, dar visibilidade a ela.

Além de tudo isto, apesar de o cinema ser o grande espaço para a experimentação, a saturação das velhas fórmulas fez com que os roteiristas de seriados ousassem um pouco mais, surgindo coisas como Os Sopranos, Carnivale, American Gothic e o velho Twins Peaks (este ainda no começo dos 90).



Então estou sempre procurando alguma coisa interessante/engraçada/instigantes para ver, e aqui vão algumas dicas de seriados que valem o download:


BREAKING BAD
Imagine que você seja um professor de química de um colegiozinho porcaria do interior dos EUA; imagine que você tem uma família pra sustentar e sua esposa avisa que está esperando um bebê; imagine que, para pagar os custos da nova gravidez, da hipoteca, você teve que começar a trabalhar em um lava-a-jato, enxugando carros; imagine que, um dia, você foi considerado uma das mentes mais promissoras no ramo da química, o que nunca se concretizou; imagine, além de tudo isto, desta vida morosa, fodida, mal paga, você descobre que está com câncer terminal, por causa dos elementos químicos que você manipula todos os dias no laboratório... O que diabos você pode fazer?!?! Suicídio não é uma opção, pois vai deixar todos na miséria, não vai rolar nem seguro! A vida de Walter White havia chegada em um ponto sem retorno e ele não sabia o que fazer... Até que ele cruza com um ex-aluno, Jesse Pinkman, que virou um traficantezinho de meia-tigela, que se droga mais do que vende, e tem uma idéia muito simples: por que não usar seus conhecimentos avançados de química para fazer as drogas sintéticas mais fodásticas que alguém já produziu, usar Pinkman para vendê-las e juntar uma grana que vai garantir o sustento de sua família? Esta é a premissa básica, o que vai acontecer, por mais que pareça "comum", não será. Interpretações magistrais, roteiro ágil, porradaria, tráfico, assassinato e amor familiar :)


Link do Top Dez Séries: Breaking Bad







CAPRICA
Segundo o IMDB, e minha própria opinião, o melhor seriado de Ficção Científica que já foi produzido se chama BattleStar Galactica (versão 2005). O seriado acabou no ano passado, com um final que eu não suspeitava. O sucesso foi tão grande que os produtores não quiseram largar o osso, então, contrataram o criador para fazer um prequel chamado, claro, Caprica. O seriado se passa 30 anos antes dos acontecimentos narrados em Galactica e tenta explicar como os robôs Cylons evoluíram até adquirir consciência, e o que houve para ser iniciada a guerra entre humanos e robôs. O centro da história está em duas famílias: Adama (família do Almirante comandante de Galactica) e Greystone (os criadores dos Cylons, direta e indiretamente!). Os primeiros epísódios foram meio esquisitos, parecendo que ia cair no lugar comum de filmes sobre "realidade virtual" e bleh, bleh, bleh afins. Mas logo a coisa evoluiu para monoteísmoXpoliteísmo, criação de avatares virtuais com consciência, morte, costumes religiosos esquisitos e uma pre-cylon gatinha com voz sexy! Indicado principalmente para os fãs de Galactica, se você não viu a série, melhor baixá-la primeiro para aproveitar melhor Caprica, embora nada impeça que você faça o contrário!


Link do Top 10 Séries: Caprica



COMMUNITY
O principal motivo para eu ter apostado nesta série era a presença de Chevy Chase, um dos grandes comediantes vivos do cinema e da televisão. Para quem viveu nos anos 70 e 80, Chase era A referência no início do Saturday Night Live, além de inúmeros filmes impagáveis como "caddyshack" e "fletch". A série conta o dia-a-dia em uma universidade comunitária nos EUA, isto é, como é a vida daquelas pessoas que não têm grana, não conseguiram bolsa, mas mesmo assim querem ter um curso superior nos EUA: donas-de-casa, maconheiros, velhos, fracassados, golpistas, e malucos de todo o tipo. São sete os personagens principais, cada um representando um estereotipo que constituem a fauna do lugar: Jeff Winger (o ex-advogado picareta e gostosão), Britta (a gatinha queimadora de soutiens), Abed (um filho de imigrantes que beira o autismo), Shirley (uma dona de casa abandonada pelo marido), Annie (a CDF do colegial que pirou por uso de drogas pra emagrecer), Troy (o quaterback que falhou quando não podia) e Pierce (um milionário solitário que entrou na faculdade para conhecer gente e fazer amigos). Além dos principais, há pelo menos um personagem totalmente hilário: o professor Chang, um descendente de chinês que dá a aula de espanhol mais assustadora de todos os tempos. É uma comédia, folks, então não adianta eu explicar como ela é engraçada, só vendo. Destaque para a dupla Abed/Troy, com seus clipezinhos de final de episódio!


Link do Top 10 Séries: Community



HUMAN TARGET
Nunca tive muita paciência para série de tv de ação, creio que a última que vi foi ALIAS, só pra ficar tarando a Jennifer Garner. Aí ela casou com o Ben Afleck e o meu amor definhou! Não vi um único episódio de 24 horas, nem de Prison Break, seriados policiais feito Law&Order e C.S.I. não são propriamente de ação. Daí, um dia, eu tava sem nada pra ver e lembrei que "human target" é o nome de uma revista em quadrinhos feita pelo Mark Millar (um grande escritor de HQS), dei uma checada no google e constatei que a série era mesmo baseada na revista. Baixei os 3 primeiros episódios e achei muito bom. Divertida, boas cenas de luta, personagem principal carismático e misterioso, pelo menos 1 coadjuvante fodão (Guerrero, interpretado pelo Jackie Earle Haley - arroz de festa!). E a série é sobre o que? Ah, muito simples, uma espécie de agência de guarda-costas especial, que as pessoas procuram como último recurso quando se sentem ameaçadas. O personagem principal então se coloca na linha de frente, seja personificando o alvo, seja colando nele, para impedir que algo aconteça. Mark Valley é quem interpreta Chirstopher Chance (este é o pseudônimo oficial do personagem, que ninguém sabe de onde veio realmente), e tem um ótimo desempenho. Vale o download e está apenas começando.


Link do Top 10 Séries: Human Target



MODERN FAMILY 
Praticamente nada me faria baixar esta série. Dia-a-dia de uma família americana formada por um 1) avô casado com uma colombiana que tem um filho a reboque; 2) seu filho gay advogado todo certinho, casado com uma "loica" gordinha, que acabou de adotar uma criança vietnamita (ou algo assim); 3) sua filha mais velha, casada com uma espécie de Michael Scott, e seus três filhos adolescentes. Só em ler esta sinopse, eu deletaria. Mas não é o caso. Apesar de não ter o mínimo sentido, o seriado é feito como um mockumentário (as The Office), como se alguém estivesse filmando o cotidiano das famílias. As histórias são muito bem entrelaçadas e os personagens são engraçadíssimos, principalmente a "loica gorda" Cameron, o avô Jay (feito pelo Ed O´Neil de Married With Children) e o filho adolescente da colombiana, Manny. Fora isto, as duas mulheres da série são gatinhas demais :)


Link do Top 10 Séries: MODERN FAMILY



V (2009)
Porra, eu adorei esta série no anos 80. Achei muito legal a idéia de alienígenas que vinham para terra prometendo mundos, fundos, tecnologia, paz, amor, solidariedade, mas que no fim queriam transformar os humanos em RAÇÃO!!! :) Quando anunaciaram o remake, coloquei-me atrás do Campello, que ficou com as quatro patas atrás! Os primeiros episódios saíram e ouvi/li bons comentários. Baixei. A série é muito boa, em termos de ficção científica, pode até ser melhor do que Caprica, embora ainda seja muito cedo para afirmar alguma coisa. Creio que a intenção dos alienígenas não vai ser igual à da versão original, parece-me algo mais insidioso, nebuloso. E existe pelo menos uma grande razão para ver a série: Morena Baccarin, a mais bonita brasileira desconhecida de todos os tempos!!! Além dela, temos a Elizabeth Mitchell (a Juliet de LOST), fazendo, mais uma vez, o papel de Elizabeth Mitchell (bonita, compassiva, cara de triste)! Vale o download e está apenas começando.


Link do Top 10 Séries: V (2009)

Em breve, parte 2... (que provavelmente eu nunca farei!).

3 comentários:

  1. Cabeção, estou baixando várias destas aí e do outro post que você indicou. E estou pedindo uma ajuda púbica, digo, pública: o release de Battlestar Galactica do Top10Series, da primeira temporada, tem alguma coisa errada. E, claro, não estou conseguindo achar a primeira temporada para baixar com as legendas disponíveis no legendas.tv. Ajuda aí.

    ResponderExcluir
  2. Antes de qualquer ajuda... AJOELHE-SE PERANTE ZOD, FILHO DE JOR-EL!!!!

    ResponderExcluir
  3. Vou fazer um post da série. Por enquanto, baixe: http://isohunt.com/torrent_details/65093453/Battlestar.Galactica.Miniseries.%282003%29.DVDrip?tab=summary

    Que é o piloto, e tem a legenda no legendas.tv
    Depois é que vem a primeira temporada.

    ResponderExcluir