11.2.10

Review do Samsung BD-P1600

BetaMax Onde assisto aos filmes, quando não estou confortavelmente no cinema? Em casa, naturalmente. Do jeito que Angélica entra na casa das Celebridades, o Equivocando entrará no conforto do meu lar (hm) para mostrar como degusto (hm²) os filmes que Sardaukar me indica (hm³).

Em janeiro deste ano, depois da ladroagem do Natal 2009, comprei meu Samsung BD-P1600 por R$ 690,00. Hoje já é possível comprá-lo por menos de R$ 600,00, mas não me arrependi! Utilizo bastante o equipamento e estou bem satisfeito com ele, exceto por alguns detalhes incômodos, mas que não comprometem a minha satisfação. Hoje não tem spoilers, mas tem a informação não só do player, mas dos demais equipamentos, depois do Leia Mais.

Televisão
Não faz sentido você comprar um Blu-Ray player (BDP) se você não tem uma TV full-HD, e eu tenho. Por obra e graça de NSJC, consegui uma promoção de uma Samsung 46’’ full-HD Serie 5 no mostruário de uma loja, e consegui arrematá-la por módicos R$ 2.650,00 em outubro do ano passado. Para quem tinha uma de tubo de 21’’, foi uma ótima aquisição por um preço realmente muito bom.

Receiver
Para se envolver mesmo com o filme, ou você tem um headphone dos bons ou tem um receiver razoável, é o meu caso. Tenho um Sony STR-DE885 (o do link é preto, o meu é prata), é um receiver já antigo, sem entrada HDMI e 6.1 somente. Não processa Dolby TrueHD nem DTS-HD, mas ainda aguenta pressão. Decodifica bem Dolby Digital (AC-3) ProLogic II e DTS. Tem várias entradas digitais-ópticas e digital-coaxial: meu DVD, BDP, PlayStation e PC são ligados nele.

Blu-Ray Player
Agora vamos para o Blu-Ray player: o Samsung BD-P1600 é um ótimo produto. Carrega rapidamente os discos e os menus (que tem uma apresentação muito mais rápida e prática do que o DVD). As configurações são fáceis, rápidas e eficientes, com boa flexibilidade. A atualização do firmware pode ser feito de várias maneiras: rede, CD ou flashdrive (pendrive), escolhi esta última por achar mais prática e segura. Não tive problema com nenhum disco até agora, isto é, rodou todos. Lembro que num determinado filme ele travou numa cena, mas provavelmente era o disco, pulei poucos quadros e pude assistir ao filme até o final.

A frente dele é toda black-piano, que abre como se fosse som de carro caso queira ligar e abrir a gaveta para colocar o disco e operar o painel. Um detalhe: não há botões no painel, as ações são realizadas aproximando o dedo das funções. Um recurso muito elegante: sempre quando posso, abro e fecho a gaveta dos discos e ligo e desligo o player por eles. Dá-me uma sensação de estar na USS Enterprise. Ok, nem tanto.

E por falar em Star Trek, o melhor filme até agora que pude assistir em Blu-Ray foi ele mesmo: ficou fantástico! É uma diferença absurda do DVD: textura, cores, movimento, brilho. Ainda vou escrever sobre ele, mas adianto que o início do filme é foda. E já como é da Paramount, a abertura do Blu-Ray é muito interessante: primeiramente aparece somente a montanha, com definição de DVD, depois passa uma faixa e “vira” full-HD. Esse efeito ficou muito legal e é muito parecido com o que realmente acontece quando se compara um filme 720p com um 1080p.

Além dos recursos em Blu-Ray, ele também toca DVD player, fazendo o upscaling para 1080i. Honestamente, é um upscaling muito discreto, vê-se a diferença, mas nada que impressione. Meu DVD Player (um Sony) é ligado na TV por videocomponente, da pra ver a diferença, mas não apresenta ganho que faça valer a pena. Noto mais a diferença quando coloco desenho animado, como no caso de Family Guy, mas vou continuar assistindo a Peter Griffin em DVD Player mesmo.

Um ponto negativo é o sensor do controle remoto, é muito ruim mesmo. Você tem que fazer um malabarismo incrível para poder enviar um comando ao player. Tudo bem que ele está acima da minha televisão, mas mesmo assim. E parece que o negócio é de família: a TV tem o mesmo problema. Tenho um controle remoto universal, daqueles programáveis, e programei os controles remotos do DVD e da Sky para funcionar junto com a TV: mesmo problema, parece que o sensor padrão da Samsung é ruim globalmente.

Outro ponto negativo é a questão da rede. Você compra com a promessa de um wireless ready. Acontece que, para você ter o wirelesse funcionando, você precisa de um adaptador que só funciona no aparelho e, claro, fabricado pela Samsung. O preço? US$ 70. Claro que nem estabelecendo intercurso sexual eu darei R$ 140,00. E não há outro adaptador no mercado que seja compatível com o meu player. Então, essa promessa de wireless ready é só pra dar o gostinho amargo da impossibilidade de utilizar os recursos do BD-Ready sem fio. Ainda estou me organizando para fazer funcionar este recurso, já que o aparelho dá a possibilidade de assistir aos vídeos do YouTube.

Um dos pontos mais positivos é o seguinte: qualquer coisa que você tiver no seu pendrive, seja DivX, XviD, MKV, MP3, JPEG, GNT, CBS, BBC, SBT, etc., ele lê. Assisti a vários e vários releases, inclusive alguns enviados por Sardaukar, e todos, absolutamente todos pegaram sem problemas. Com legendas sem burocracia (basta estar com o o mesmo nome do arquivo). O único problema é a cor da legenda, que é branca chapada. Mas tirando isso, minha vida melhorou bastante: baixo um filme em 14 minutos, aproximadamente, pela [vida longa e próspera à] GVT de 10Mbps, coloco no meu pendrive junto com a legenda, espeto no BD-P1600, ligo, com o controle remoto vou até o arquivo, abro, clico uma vez pra exibir as legendas – e o resto é só pipoca. Se o filme estiver codificado para AC-3, ele manda bonitinho em Dolby para o meu receiver sem nenhuma perda.

Enfim, uma magavilha!

Aqui o link (não tão) direto para o download do manual.

Peguei emprestada a foto acima deste blog aqui, através da pesquisa do Google Images.

15 comentários:

  1. prezado cidadão, até o momento não consegui ler nenhum arquivo via porta usb, no formato divx....podes me ajudar

    ResponderExcluir
  2. Oi, Nei. Rapaz, acho que posso te ajudar. Qual a extensão do arquivo? O BDP chega a exibí-lo? Você consegue rodar o vídeo perfeitamente no computador, a partir do pendrive.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Campello!

    Antes de mais nada, parabéns pelo seu texto, muito bem escrito. Este seu artigo veio em boa hora. Estou fazendo um "test drive" de um BD-P1600 agora mesmo, para decidir-me se irei comprá-lo ou não.

    Encontrei alguns pontos em que gostaria de sua opinião:
    1. Há mídias DVD-RW que tocavam em meu DVD Player Sony, mas que não tocam no BDP.
    2. Tenho 1 disco original, região 4, que toca no BDP, mas com imagem falhando e travando a todo momento. No Sony, tudo normal.
    3. Filmes em DivX tocam no BDP, mas sinto desconforto em cenas com movimento. É como se o número de quadros fosse menor que o mostrado no DVD Sony.
    4. Um DVD região 1 não toca, dizendo que é de uma região incompatível.

    "Suspeito" que os 3 primeiros problemas possam ser resolvidos com a atualização do firmware. Ele veio com o 2.01 e já há o 2.09 no site da Samsung. Em seu texto, você diz que preferiu a atualização por USB. Isso quer dizer que você já fez atualizações? Tudo correu sem problemas?

    E com relação ao item 4, você chegou a destravar o seu para tocar DVDs de outras regiões?

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  4. Adelson,

    Acho que você já se decidiu, mas, para fins de registro, as respostas:

    1. Não utilizo, acho que nunca tive a necessidade, de utilizar mídas DVD-RW. Principalmente agora, que a entrada USB substitui o árduo e nada econômico trabalho de gravar mídias!

    2. Estranho, até agora não vi problema nenhum com nenhum disco. Qual o filme?

    3. Isso é verdade, mas depende do filme! Por exemplo, eu tenho um LOST aqui, em DivX, que as cenas ficam com um refresh rate seboso. Mas ainda não parei pra analisar o arquivo, apenas desisti de tocar no player. Mas é certeza que o problema é no arquivo.

    4. Tem uns posts malassombrados por aí com um passo-a-passo de desbloqueio de área de DVD (somente de DVD), mas não me arrisco, principalmente porque no meu DVD Player toca até vinil.

    As atualizações foram feitas sem problemas. Antes de fazê-las, leia e RELEIA as instruções no site. Lembre que a primeira atualização tem que ser feita DUAS VEZES. Gambiarra dugarái da Samsung.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. ola blz?gostaria saber se pode me ajudar estava fazendo uma atualização no meu bd-p16000 mas por infelicidade a energia acabou no meio do procedimento e agora atela só fica azul existe uma maneira facil de resolver isto?

    ResponderExcluir
  6. Recomendo você levar urgente a uma assistência técnica. Se estiver na garantia, exija outro. Se onde você mora é comum a queda de energia, só faça a atualização utilizando um no-break.

    ResponderExcluir
  7. Boa noite amigo,tenho um BD-P1600 SANGUNG consigo rodar alguns filmes em MKV e outros não, eles ficam travando, isto é, em camera lenta, eu já fiz a última atualização.
    ex : rodou numa boa, fício frenético, o colecionador de corpos, for cry e não rodou o livro de eli , escavadores , a ilha do medo , todso baixados da mesmo lugar, vc tem algumas explicação para isso ou sabe quem pode me ajudar , desde já agradeço !Não consigo entender pq não funciona, há já conferi os arquivos estão completos e perfeitos .

    ResponderExcluir
  8. Oi. Ainda não testei com muitos MKV. Se você quiser, pode me passar um link de um dos filmes que não deu muito certo para eu testar no meu.

    ResponderExcluir
  9. DVD-RW, esse modelo de BD não toca; tá no manual. Eu comprei o meu faz pouco tempo e não estou muito satisfeita não. Tinha um DVD-Player da Philco velho pra caramba que tocava de tudo, sem problema algum. Agora, com esse BD meus DVDS travam, pulam cenas e agora há pouco a TV me deu uma mensagem que "o disco não pode ser tocado", sendo que no meu aparelho anterior tocava normalmente.
    E eu fiquei muito³² revoltada com isso.

    ResponderExcluir
  10. Eu ainda continuo satisfeito com o meu :)

    ResponderExcluir
  11. Campello, comprei um adaptador Wireless TPLink. Como faço para ele funcionar, e eu assistir ao youtube?

    ResponderExcluir
  12. Acho improvável funcionar. Ao que me parece, esse BD player só funciona com o adaptador da Samsung mesmo.

    ResponderExcluir
  13. Ola. Eu tenho um BD p1600 e a minha imagem nao mudou drasticamente como tenho visto nas lojas, acho que é meu cabo hdmi. Quais as chances de ser o cabo?
    Minha tv é full hd 42. enfim.....

    ResponderExcluir
  14. Tenta trocar o cabo, veja alguma coisa nas configurações do player...

    ResponderExcluir
  15. BD 220 DA LG é o melhor Blu-ray que existe até hoje (19-01-2013) ele lê tudo(avchd, avi, mkv, mp4, vcd, enfim qualquer coisa gravada em dvd, pen drive, hd ect), ñ trava, ñ esquenta, é super rápido, deixa a legenda srt gigante. (Realmente lê tudo(menos é claro arquivos ridiculos como rmvb) mas o resto é normal. Nem se compara a lixos como samsung ou sony, este aí que estão puxando saco é um dos piores, estou com um aki que travou e nada mais funciona! e na net ta cheio de raclamçoes.

    ResponderExcluir