14.1.10

The Road (ou... hã?)

Segundo uma pesquisa recente, 90% do que você baixa na net é saber o que baixar, 10% onde baixar, e 20% se deu certo (não importa se a soma deu 120%, eu acabei de inventar esta pesquisa!).

Continuando a assistir aos prováveis indicados ao Oscar 2010, baixei The Road (que, se algo muito estranho não acontecer na cabecinha de quem faz as traduções dos títulos de filmes no Brasil, vai se chamar "A estrada"... e não "A estrada do apocalypse" ou "O fim do mundo" ou "A caminhada mortal").

Antes de tudo, vou dar uma rápida explicação sobre alguns termos que aparecem nos arquivos de filmes que se baixa na internet (acho que já é a 5ª vez que fiz isto), clique em "Leia Mais" :) :




RELEASE: é o "lançamento" feito por algum grupo de "piratas" abnegados. Existem sites especializados em APENAS informar os novos lançamentos (não há links para baixar lá), como o VCD Quality (apenas filmes) ou o Scene Releases (este vai de séries de tv, games, etc...).

O valor destes sites está em tentar qualificar o que é "lançado". Eu confio mais no VCDQuality, pois eles estão interessados realmente na qualidade dos filmes que a galerinha lança, já que alguns "lançamentos" são verdadeiras bombas.

ENTENDENDO O NOME DOS LANÇAMENTOS:


The.Road (nome do filme) 
2009 (ano de lançamento) 
DVDSCR (tipo de lançamento, isto diz respeito à qualidade do arquivo) 
XviD (tipo de compactação usada no arquivo) 
READNFO.V2 (indica que quem fez colocou informações para você ler, versão 2) 
ToXiC (grupo de abnegados piratas que lançou, alguns são mais confiáveis, mais técnicos, que outros)

Indo ao que interessa, o mais importante que você tem que saber é que TIPO de lançamento é este.


Daí, explico os TIPOS DE LANÇAMENTOS:

1)CAM: alguém foi ao cinema, como uma câmera digital, e gravou :) imaginem a qualidade. Nunca baixe CAM!

2)TELESYNC (TS): a diferença do CAM é apenas um melhoramento no audio, para suprimir as vozes na sessão do filme. Não baixe, a não ser por desespero!

3) TELECINE (TC): ligam um aparelinho no projetor do filme e o copiam. Alguns são relativamente aceitáveis, mas não recomendo.

4) R5: Na região 5 de distribuição de DVDS, creio que Rússia e circunvizinhanças, os filmes são lançados nesta mídia antes de todo o mundo, porque a pirataria lá é muito forte. Daí a galera do mal rippa o filme. Só que os filmes são dublados em russo :) Daí alguém tem que captar o áudio nas sessões de cinema. Desta forma, têm qualidade de vídeo muito boa, mas de áudio relativamente ruim, algo a se ver caso a caso. Eu baixaria tranquilo R5 (ah, dizem que agora surgirão uns tais R3, que não sei de onde vêm, talvez das Ilhas Maurício, de Madagascar, sei lá).

5) SCREENER (SCR): é uma fita VHS que mandam pra locadoras, pra institutos de premiação, para promoção do filme. Geralmente vêm com alguma marca dágua, ou tarja, ou algo chato na tela. A qualidade geralmente é boa. Dá pra baixar, se você não se importar com as coisas que mencionei.

6) DVD-SCREENER (DVDscr): mesma coisa do 5), apenas é um DVD. Também qualidade boa.

7) DVDRip: cópia do DVD mesmo, la creme de la creme. Se puder achar, este é o bom. 

8) VHSRip: é uma cópia de um VHS, geralmente de coisas antigas, pre-era do DVD. 
 
9) WORKPRINT (WP): alguém, no processo de pós-produção do filme, roubou uma cópia não finalizada. Em suma, a qualidade pode até ser boa, mas você pode ver um filme se efeitos especiais, sem sonoros, sem a motangem definitiva. Evite.

10) BRRip e BDRip: são cópias de BlueRays, algumas diretas, outras indiretas, tô com preguiça de explicar a diferença. Não vi nada que diga que é melhor que um DVDRip, pois a compactação acaba por igualar quase tudo. Mas é também o creme.

E por que eu tô falando tudo isto, se era pra ser uma resenha do The Road? É que baixei o tal arquivo que usei como exemplo acima. Um DVDScreener, uma cópia mandada, provavelmenet, pra os votantes do Oscar, Globo de Ouro, etc... Com uma marca d´água deixando claro isto de vez em quando no filme.


E fui vendo, vendo, vendo... me envolvendo com o filme, por motivos que explicarei na verdadeira resenha, até que comecei a notar algumas esquisitices. Em certas cenas, comecei a pensar: ou a montagem do filme é quântica (isto é, dá saltos inexplicáveis), ou este rip tá com defeito.
Dito e feito. Procurando depois na net, descobri que faltam 24 minutos no filme. Não foi explicado o motivo, se foi de proposito, se alguém errou na hora de codificar o arquivo.


O fato é que foi impossível continuar a ver o filme. 
Tenho que esperar sair um release completo... ou, quem sabe, fazer aquilo que outros seres humanos às vezes fazem: VER NO CINEMA :)


É isto, Campello, não deu. Mas o filme parece ser bom, ou eu devo ter me emocionado demais com a relação pai/filho do filme... provável.

p.s.: Só um detalhe, eu adoro, adoro, ir ao cinema. Acho uma das experiências mais importantes da minha vida.  Se pudesse, estaria vendo todos estes filmes lá... mas 107% ainda nem foi lançado no Brasil :/

Um comentário:

  1. C'est la vie, Sarda, c'est la vie. Aguardemos...! Estou voltando agora do bar, 1/4 de ébrio, por isso não vou assistir An Education agora. Mas breve assistirei, breve postarei.

    ResponderExcluir