21.1.10

Catalogando Filmes

Dias destes, estava lendo uma matéria sobre colecionadores de filmes, cinéfilos hardcore, que sabem até o nome do terceiro assistente de direção de "Piranha 2 - Assassinas Voadoras". Os caras discorrendo sobre a quantidade de filmes que tinha em sua estante e o quanto já haviam assistido.

Bateu então a curiosidade: quantos filmes eu já vi?

Não, não é uma pergunta que vem de qualquer vaidade, afinal, eu sei que já vi muito mais do que a grande maioria. O fato é que, desde que comecei a fazer curso de cinema, comecei a notar que muitos dos filmes indicados, ou exibidos em sala de aula, pelos professores, eu já tinha visto há muito tempo, tanto que mal lembrava da existência deles.



Daí fiquei tentando lembrar qual o primeiro filme que vi. Claro que minha memória não recua tanto assim (apesar de assustar algumas vezes!), mas consegui traçar o filme que vi há mais tempo. Provavelmente não foi o primeiro, mas lembro muito bem que, ali por 1978, em um cinema horrível da pacata cidade de Bodocó-PE, vi uma exibição do King Kong de 1933.

É claro que vi outros filmes antes, pois não estranhei a exibição, lembro bem disto, apesar de mal ter 5 anos.

Mas a maioria dos filmes da minha coleção mental foi vista mesmo na telinha pré-video-cassete. Dá-lhe sessão da tarde, coruja colorida, primeira exibição, corujão e derivados. Só em 1986 é que o video entrou na minha casa, e as locadoras... e só a partir daí é que comecei a tentar escolher mesmo o que veria (antes, qualquer coisa servia).

Então, até aquele momento, grandes diretores eram John Ford, John Huston, Sam Peckinpah, Billy Wilder, Hitchcock... praticamente só a nata da Hollywood clássica. Nada de diretores europeus, nada de cinemas mais underground, afinal, isto não passava na Globo, Bandeirantes, Manchete...

Com o video, a coisa então tornou-se exponencial, se eu já vira muita coisa, agora veria muito mais.

E foi neste intuito que comecei a procurar na net sites de "catalogação" de filmes já visto. Quem sabe me ajudaria a organizar minha memória, assim como estimar o quanto da minha vida eu dediquei a esta prática (que adoro).

Inicialmente, descobri um site legal chamado I Check Movies, que oferecia basicamente o que eu queria: dá uma lista de filmes e você vai "checkando" se já viu. Tudo ia muito bem, até divertido, só que comecei a notar que a lista de filmes disponível no site estava mais para grandes filmes, ou "grandes filmes". São listas baseadas em indicações de várias outras listas dos melhores filmes já feitos, em várias categorias. É muito bom, principalmente para quem quer indicações de filmes. Mas não é o meu caso. Eu gostaria de "checkar" todos os filmes dos Trapalhões, todos os filmes do Chuck Norris, do Jerry Lewis, do Mazzaropi... e não era lá que estariam disponíveis.

Procurei mais um pouco e acheiu este site brazuca, MAIS CINEMA, fiz o cadastro e cá estou eu marcando. O bom é que tem todos os filmes porcaria que já vi, além dos grandes/"grandes" filmes.
O ruim é que tá meio misturado, tem até novela, minissérie da Globo, seriados de tv... mas, qualé, não dá ser perfeito, ninguém é obrigado a fazer um site exatamente para o que eu quero.
Outra coisa chata é que só exibem 5 filmes por página, o que torna o processo mais lento.
E também exigem que o processo de marcação se dê com uma "qualificação do filmes" (o que não é tão chato, mas quase automático mesmo, se você lembra do tal, claro!).

Devem existir opções melhores mas, no momento, estou atacando o Mais Cinema mesmo.

Vai lá, Campello, marcar todos os filmes do John Holmes que você viu :)

Um comentário:

  1. Vou lá. Mas os filmes que eu gosto deste gênero são do tipo Bruxa de Blair.

    ResponderExcluir