16.5.08

Como manter um blog...

Como é sabido até pelo reino mineral (copyright Mino Carta), este blog entrou em modo agonizante em março, morreu em abril e estou eu aqui, espiritamente escrevendo, em um middle may friorento do Rio.

Perdeu-se o estímulo, perdeu-se o tesão.

O fato é que temos realmente uma vida e ela necessita de maior concentração de mente e corpo do que um blog.

Nestas horas, quando entro aqui e vejo o que foi escrito/produzido, sempre me pego pensando: "o que mantém um blog?"

Há algum tempo, achava que era basicamente tempo livre e vontade. Talvez se eu fosse adolescente, teria tudo isto fartamente à disposição e poderia manter um blog por séculos...

Mas, é só isto? Ou é isto mesmo?

Andei prestando um pouco mais atenção nos blogs de "sucesso" que geralmente frequento e tirei algumas conclusões:

1-A maioria dos blogs de "sucesso" são escritos de tópicos rápidos, não há muita produção de escrita realmente, mas sim muita citação, ou tradução, ou pura e simples cópia;
2-A presença de links é muito forte, alguns posts são simplesmente isto, sem existir qualquer elaboração maior;
3-Existe uma espécie de "troca de gentilezas" entre os blogs, pois a existência de múltiplas citações a outros blogs é massiva;
4-O assunto preferido da "blogosfera" é ela mesma. A quantidade de blogs falando de si mesmos, dos prêmios que estão concorrendo, dos comentários sobre comentários feitos em outros blogs sobre o próprio blog, é cretinamente recorrente;
5-O aparecimento de patrocinadores "comprando" postagens tem aumentado muito, gente citando campanhas publicitárias e produtos como se fosse espontaneamente, mas sendo claramente algo "pago";

Vendo tudo isto, fico pensando se algum blog feito pela galera aqui poderia algum dia se enquaradar nesta meio. Não creio. Acho um saco a "blogosfera", os prêmios, os encontros, as citações, as "criações". Não conseguiria nunca vender espaço, falar bem de campanha do Axe, ou das idiotices das "verdades do Gol", ou de algum filme merda do tipo "5 Frações de Uma Quase História".

Ainda, o motor deste blog sempre foi a vontade de escrever e, então, faltando a mesma, fica difícil/impossível.

Então resta a saída que muita gente usa: tópicos rápidos e muitos links :)

E é assim que eu vou manter este blog :) Melhor do que nada, não é?

Então, pelo poder a mim conduzido pelo Santo Firefox, eu te ressuscito, EQUIVOCANDO DA SILVA!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário