16.1.08

Trilogia Vingança, eu vi (e outras doenças)


Chan-Wook Park é uma pessoa doente e que precisa de cuidados médicos: foi exatamente isto que pensei após assistir ao filme Oldboy, o qual peguei emprestado de um (ex-)colega (salve, Bruneenha!) de trabalho que tinha como hobby e assunto de monografia filmes ultraviolentos.

Oldboy é um filme dodói para doentes, mas é legal. Depois que o filme apareceu nas locadoras, assisti novamente, desta vez com alguns amigos, e todos acharam o filme legal. Vox populi vox Dei, logo Oldboy é realmente um filme legal.

O tempo passa, outro amigo meu diz que tinha acabado de assistir à Lady Vingança, Sympathy for Lady Vengeance, Chinjeolhan geumjassi; disse também que tal filme era pior, muito mais doente do que o tal Oldboy e que, na verdade, estes dois filmes faziam parte de uma trilogia. "Como sou bobinho e mal informado", pensei. E o outro filme? Ele não soube responder.

Fiquei, então, numa curiosidade e numa ansiedade destrutiva para assistir a este maldito filme. Perguntava na locadora, ia ao site das Americanas.com, nada do filme. Bah! Decidi baixá-lo via torrent mesmo. Procurando aqui, procurando lá, "encontrei". Entre aspas porque não tinha encontrado, mas mirei no errado, acertei no certo: Sympathy for Mr. Vengeance, Boksuneun naui geot. Notou, mister? Pois é. Vi que tinha baixado o filme errado, fui atrás de mais informações e descobri que ele era o primeiro da trilogia! Ótimo! Assisti. Depois baixei Lady Vingança, desta vez corretamente, e assisti também. Agora vamos às considerações.

[A partir daqui, o texto pode conter spoilers]

Sympathy for Mr. Vengeance: primeiramente o filme não tem muitos recursos, ou os recursos foram desviados, inutilmente, para o tratamento psiquiátrico do sr. Park. O negócio desse cara é com crianças, tudo envolve criança, toda a justificativa do filme gira em torno de sofrimentos infantis. É necessário apreciar com moderação onde quer bicar, senão, depois de tanto ferir, você fica anestesiado. É como a série Jogos Mortais, Saw, depois do primeiro, nenhum prestou. Mas o tal "Mr. Vingança", digamos assim, é bobinho. Tem algumas partes legais, tem peitinho e uma ou outra cena que faça você se sentir desconfortável na poltrona.
Uma palavra para o filme: insuficiente (hmmm...).

Lady Vingança: a atriz é uma loucura, coreana show-de-bola. Vamos ao que interessa. O filme começa muito bom, com a sensação de que a coisa vai pegar fogo, que vou ter, depois, que ajustar as configurações de cor da televisão por conta dos galões de sangue e vísceras que aparecerão na tela. Not so fast, dickhead. O filme vai numa levada mansa, cena aqui, cena acolá, uma história legalzinha, porém surge inevitavelmente a pergunta: E AÍ, PORRA? E AÍ?? VAMOVÊ? Até que a segunda é engatada e a coisa começa a engrenar. Mas não engata com força. Só há um momento no filme que o lado direito do meu cérebro disse "passo", o esquerdo, "repasso", mas antes de pagar a prenda, tudo voltou ao passinho que era antes, sem muito desconforto. O filme seguiu, acabou, e fiquei lendo os créditos em coreano.
Uma palavra para o filme: pendular (óh!).

A fórmula (criança + tragédia = vingança justificável) cansa nesta trilogia. Sympathy for Mr. Vengeance é um Oldboy pobrezinho. Lady Vingança é um Oldboy para meninas. Oldboy é o suficiente. Para quem quiser ver para crer, os links abaixo.

1. Sympathy for Mr. Vengeance (não encontrei legendas em português descente, foi com legendas em inglês mesmo).

2. Oldboy tem na locadora (ahá!).

3. Sympathy for Lady Vengeance (legenda).

Este meu ex-colega de trabalho, o grande "Bruneeenha", apresentou-me a alguns filmes bem punks. A lista dos filmes, com um rápido comentário e um link para o IMDB, segue abaixo:

1. Cannibal Holocaust (1980)
Banido em muitos países, com cenas cortadas em mais outros, tive o DESPRAZER de pegar o filme sem cortes. Puta que pariu, o filme é completamente desnecessário, um filme que realmente não deveria ter sido feito. Um paradigma da estupidez cinematográfica. Indico de olhos fechados.

2. Haute tension (2003)
Depois de ter assistido, na década de 90, toda a prateleira de filmes de horror, terror e suspense e, por consequência, ter me anestesiado quanto a tais gêneros, este filme fez surgir sensações as quais há muito não sentia (fresco!). Um excelente filme de suspense e horror, inevitavelmente baseado numa história boba, sem graça e sem final. Mas danem-se a história e o final! Recomendo.

3. Koroshiya 1, Ichi the Killer (2001)
Oh yeah. Um belíssimo exemplar de filme doentão. Recomendo sem delongas.

p.s.: Tinha um outro, não lembro o nome, que mostrava vários estudantes mal-comportados jogados numa ilha, servidos de caça para assassinos insanos. Filme asiático também. Este não é tão bom, mas vale pela doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário