8.2.08

Oscar 2008, Juno - II

O Campello é um safado de marca maior, viu que eu havia deixado um rascunho sobre o Oscar 2008 no blog e resolveu me atropelar, inclusive com o lance de colocar os links pros filmes.

Só pra contrariar, ao invés de assinar com o relator das resenhas dele, vou fazer as minhas também :) , não importando se ele já detonou ou adorou o filme.

Assim, lá vamos nós com JUNO!!!

Enquanto o Carnaval troava pelas ruas do Rio, eu e a dona senhora Sardaukar resolvemos pegar um cineminha, programa que o meu lado nerd aprova, e o lado carnavalesco dela estranha, mas aceita, afinal, ela está grávida de alguns meses, e não quer expor o pequeno Sardaukar a nada!

Dentre opções um pouco decepcionantes em cartaz, escolhemos Juno, apesar de ser um tema não exatamente grato, visto o estado delicado acima exposto.

Mas tudo bem, pelo trailer, dava pra ver que o filme tinha uma verve cômica, e que não era nenhum 4 meses 3 semanas e 2 dias”, que eu não quero ver nem a pau!

O filme conta a história de Juno Macguff (Ellen Page), adolescente do meio-oeste americano, que engravida de outro adolescente, Bleeker (Miachel Cera) e põe na cabeça, sem muitas considerações por parte dela ou de sua família, que vai "doar" a criança para um casal "yuppie" (nesta hora, achei que o filme se passava na década de ´80, pela estética do filme, pelas roupas, pelas músicas, mas, nada...), Mark (Jason Bateman da ótima série "Arrested Development" ) e Vanessa (Jennifer Gardner de "ALIAS").

O ponto alto do filme são os diálogos criados pela roteirista, uma tal de "DIABLO CODY", que nunca havia ouvido falar, mas é um recente "fenômeno" nos EUA, pois dizem que era uma "pole dancer" (tipo a Alzira da novela das oito), que virou blogueira, que virou colunista, que virou roteirista, que é foda e que no fim vai se revelar que é uma mentirosa, feito vários casos atuais de gente que inventa um passado pra parecer mais foda...

Realmente, concordo com o Campello, quando ele faz uma ligeira comparação da película com o "Pequena Miss Sunshine", isto é, o filme é "indie", cheio de atores "indie", com músicas "indie", personagens "indie", temáticas "indie", reações "indie"... blergh!

Já se foi o tempo em que este "adjetivo" me provocava empatia, pois agregava algumas coisas com as quais eu me identificava, mas, cacete, hoje o "indie" é apenas uma opção de "mainstream". Existe uma receita de bolo para filmes deste tipo, como se pode ver nos filmes do Wes Anderson, da Sophia Coppolla, que a molecada pós-emo, pseudo-pseudo, adultescente, electro-viado-clash adora.

Eu não tenho muita paciência mais pra este tipo de coisa. Nem vi "viagem a darjeeling", nem vou fazer esforço pra ver outra bagaça da Sophia, depois daquele videoclip gigantesco e tolo que foi "maria antonieta".

Acho que deviam colocar uma aba naqueles guias de DVD/Vídeo, depois de "Ficção Cientifica", depois de filmes "Históricos", dizendo "Indie".

Eu não sei se foi o Carnaval troando, eu não sei se foi o tema de adoção de uma criança, só sei que lá pelas tantas a Dona Sardaukar começou a desgostar do filme, mexendo-se na cadeira. Eu confesso que estava gostando de algumas coisas, e detestando outras, mas nada que me provocasse a vontade de ir embora, eis algumas impressões:

  • A protagonista é claramente mais velha do que a personagem. Ellen Page foi a kitty pride em "x-men 3", e já tem os seus 21 anos. Isto pode parecer bobagem, afinal, é prática comum usar atores mais velhos para interpretar mais jovens, mas eu creio que isto interferiu na personagem, pois a articulação de Juno MacGuff ia um pouco além dos 16 anos atribuídos, e isto meio que constrastava demais, pra mim;
  • Algumas cenas seguiam demais a receita "vamos fazer uma cena onde a personagem mostre que é esquisita e engraçada ao mesmo tempo", quando Juno vai até a clínica de aborto e faz uma cena teatralizada demais para a garota oriental lá;
  • Várias cenas seguiam demais a receita "filme indie tem que ter personagens com gostos particulares/esquisitos/interessantes", como o gosto de Bleeker por "tic tacs laranjas";
  • Não foi bem resolvida a relação entre o cara que "queria" alugar a barriga de Juno e esta última. Creio que o cara queria pegá-la, e o diretor não teve colhão para explicitar mais a coisa, preferindo uma saída tangente;
  • Que reação "indie" foi aquela dos pais de Juno ao saberem da gravidez? :)
  • O excesso de músicas "indie" quebram qualquer tentativa de se construir climas, pois TUDO tem clima no filme, tudo remete a uma música do B&S, ou do Kinks, ou do Sonic Youth. Pô, gosto das músicas, mas, vamos ser parcimoniosos...

Agora, tenho que dizer que, apesar de só falar mal do filme, não achei ele ruim.
Acho que estou é farto do tipo de filme, mais do que deste em si.
Sabe aquele lance de ter abuso dos fãs do Kerouac, mas não exatamente dos livros do cara, que acaba virando dos livros do cara justamente porque os fãs são uns manés? Pois é!

Há alguns anos "JUNO" seria um filme legal, que nunca passaria perto do Oscar, pois não seria rentável.

Estar no Oscar não é um indicativo de que a Academia está mais "aberta" a este tipo de filme, mas sim de que a indústria já cooptou o "indie".

Mas, ao fim, não confiem no que eu digo, pois eu escrevo muita bobagem quando pego abuso de algo! Melhor assistirem, como o Campello fez, e curtir simplesmente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário