8.2.08

Oscar 2008, Juno

Vou tentar, até o Oscar, comentar os filmes que concorrem a "melhor filme" este ano. No Country for Old Men já foi muito bem falado por Sardaukar, análise a qual assino abaixo (por cima do grifo dele, só pra escrotar mesmo). Estou providenciando (hehe) Michael Clayton, Atonement e There Will Be Blood. Já vi American Gangster e Juno, deste último falarei agora. Antes, dois comentários: a) eu gosto mesmo é do mainstream; b) Estou colocando os filmes no nome original, soa arrogante e, ao mesmo tempo, idiota.

Lembram de Little Miss Sunshine? Pois é, nada a ver, exceto pelo fato de ser um filme bonitinho e legal. Atenção especial à trilha sonora bonitinha também, a qual inclui Belle & Sebastian, The Velvet Underground e a versão fodona de Superstar, dos Carpenters, interpretada pelo Sonic Youth, retirada de um CD dugarái chamado If I Were a Carpenter. Este disco Sardaukar me apresentou ("me apresentou"? fresco!) há vários anos, em MP3 (gasp, hehe) e eu "fiz uma imagem do mesmo no meu disco rígido".

A história é muito batida, muito, muito mesmo: gravidez na adolescência. Pois é, mas o incrível é que o filme é bom, sem nenhum drama, com uns diálogos legais e muito bom de assistir. Passa rapidinho. O diretor é o mesmo do Thank You For Smoking, outro filme bom.

[Spoilers a partir daqui]

A história é de uma adolescente de 16 anos, Juno, que engravida do namorado mamão da mesma idade. A partir daí, começa o "drama", que não é drama. Após quase abortar, sem drama, arruma com a amiga uma alternativa: doar a criança. Acham um casal nos anúncios de uma revista de descontos e, junto com a família, entra em negociação com eles. Enquanto as estações do ano passam, a barriga aparece, e vários microacontecimentos surgem, sem dramas também.

Um filme leve, tranqüilo, com uns diálogos divertidos (às vezes forçados, ok) sobre um tema muito babaca, mas executado de uma forma não-babaca. Recomendo. Não vai ganhar o Oscar, eu acho, mas ratifica que cinema é a maior diversão.

Como sempre, uma palavra para o filme: despercebido.

Os links: Juno (legenda).

p.s.: Sardaukar tem um pôster de Justin Timberlake só de cueca no quarto - mas é verdade que ele não gosta da música do cara. Hehe, zonando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário