17.12.07

In Rainbows

Nunca fui um grande fã do Radiohead. Em fato, escutei muito tarde quando a banda estourou e me fixei basicamente em dois discos: The Bends e OK Computer. Ouvi-os compulsivamente ali pelo fim de 98, começo de 99, o que garantiu até uma ouvidinha no "Pablo Honey". Deste último, não consegui escutar praticamente nada além de "Creep" e "Anyone Can Play A Guitar". Achei o disco esquecível, como se a banda ainda não houvesse encontrado um caminho.

No caso dos outros dois, deixava-os rolando em repeat + random no velho winamp, e praticamente os tratava como se fosse um só disco. Depois, olhando em detalhe, vi que gostava até mais do The Bends do que do aclamado OK Computer, até hoje gosto muito de ouvir "Planet Telex" com cara de "tímido desespero" (hehe!).

Quando a banda iniciou a viagem em torno de si mesma, i.e., "Kid A", "Amnesiac", perdi o interesse, deixei que os "fãs de verdade" curtissem o som e me abstive de dizer qualquer coisa. Eventualmente até cheguei a gostar de "How To Dissapear Completly", muito por causa de uma publicação anônima que encontrei na net, realmente ensinando como "desaparecer completamente".
Mas deixei qualquer coisa relativa à banda em quinto plano, apenas não me chamava mais atenção, até que um amigo me pediu um favor:

"Cara, sem querer abusar nem nada... daria pra você comprar o disco novo do Radiohead pra mim? É que só vende pela internet..."
"Pô, e porquê você mesmo não compra?"
"É que tem que ser com cartão internacional!"

"Ah, e você não tem?"
"Não..."
"Por que não faz um?"
"Ah, sei lá... você se importa?"
"Não, acho que não, posso tentar... qual é o site?"
"
http://www.inrainbows.com/ "
"Ok, vou tentar!"



E lá me fui. O site era muito básico, o que me causou boa impressão. Com poucos cliques, pude escolher se querer me cadastrar apenas para baixar o CD (pagando se quiser) ou encomendar a edição foderosa DISCBOX! O meu amigo já começado a baixar o cd e, como era um fã alucinado, queria o Discbox.

(Parênteses: A velocidade de conexão estava péssima pois trocentas milhões de pessoas estavam tentando baixar o lance no site, era justamente o dia da liberação do download - 10 de outubro, o que detonou os servidores, coisa que sempre acontece! Sugeri a ele tentar baixar de quem já baixou, isto é, buscar o album no soulseek, emule, .torrent ... coisa que eu mesmo fiz!) .

Dei uma fuçada no geral do site, me deparei com um FAQ simples sobre as alternativas no site, que indico a leitura.

Se eu fosse fazer o download ali, não pagaria nada por 2 motivos:
- não tenho mais interesse na banda;
- não costumo pagar por coisas baixadas na net;

Como não ia baixar, pagando ou não, fui direto no "order" do Discbox. O cadastro foi relativamente simples e o preço ficaria em torno de £40,00 (quarenta libras, incluindo postagem PARA QUALQUER LUGAR DO MUNDO!!!! VILXE!!!), valor que meu amigo disse que pagaria numa boa. Depois de ver o que tinha do DISCBOX, entendi a ânsia dele, mesmo tendo que pagar um bom preço:


"DISCBOX

THIS CONSISTS OF THE NEW ALBUM, IN RAINBOWS, ON CD AND ON 2 X 12 INCH HEAVYWEIGHT VINYL RECORDS. A SECOND, ENHANCED CD CONTAINS MORE NEW SONGS, ALONG WITH DIGITAL PHOTOGRAPHS AND ARTWORK.THE DISCBOX ALSO INCLUDES ARTWORK AND LYRIC BOOKLETS.ALL ARE ENCASED IN A HARDBACK BOOK AND SLIPCASE."


Cacete, que espetáculo! Uma obra de arte! Incluindo tudo isto, mais a postagem, valia MUITO a pena comprar o lance! Terminado tudo, me prometeram enviar uma confirmação de compra (a qual nunca chegou! Mas eu escrevi para eles e eles me confirmaram mais "pessoalmente" a coisa! ).

Algum tempo depois, recebi a fatura do meu cartão de crédito e lá estava o débito, em dólares, o que, depois da conversão deu ali por volta de R$ 142,30 . Um preço muitíssimo bom, em vista de tudo que contém!

E cá estava eu esperando o pacote para remetê-lo logo em seguida para o meu amigo, quando comecei a ver trocentas notícias e blogs na net sobre a quantidade de pessoas que não havia pago nada pelo download, praticamente colocando a questão como se fosse um "calote" generalizado na banda.

Depois de alguns dias, em um comunicado oficial, a banda esclareceu que nem eles, nem os responsáveis pelo site sabiam ainda das contas totais, então, como diabos elas estavam sendo alardeadas na net?!?!

Simples. Propaganda. Tenho absoluta certeza que 99% das "matérias" originais, isto é, aquelas que não foram apenas reproduções ad infinitum (coisa do jornalequismo atual!), tinha uma agenda: colocar toda a empreitada do Radiohead como um mal negócio. Não é nem necessário dizer a quem interessaria o fracasso do projeto. Para não dizer que não falei de flores de plástico, basta dizer que a EMI relançou todos os CDS da banda, justamente quando viu o sucesso de público e crítica do projeto, numa tentativa de capitalizar em cima.

Creio que existem várias razões para dizer que a iniciativa da banda foi um sucesso:

1 - O número de downloads foi astronômico;
2 - A qualidade do material do DISCBOX atraiu uma grande parcela de fãs e não fãs, já que até gente como eu ficou com vontade de possui-lo;
3 - Os custos de divulgação foram praticamente minimos, com um retorno espetacular;
4 - Os custos de distribuição também serão poucos, visto que a banda está cobrando um preço fixo pelo produto e envio, o que foi previamente estudado, com certeza;
5 - Os lucros serão praticamente revertidos integralmente para a banda, sem intermediação de gravadora, sem jaba, sem frescurite x ou y;

Não acho que tenha mais jeito das coisas serem como antes, as gravadoras são dinossauros não só como modelo de negócio, mas também como modelo de ambição, de lucro. Quem diabos é um executivo de gravadora a não ser um vampiro escroto do talento dos outros?Torço muito que estas iniciativas se espalhem, como parece já estar acontecendo, vide o novo disco do Nine Inch Nails (banda que NUNCA me interessou mas está sempre envolvida com novas tendencias na música)!

E cá ainda estou eu esperando o DISCBOX, que dizem que vai chegar aqui em casa lá pelo dia 3 de dezembro; ainda, como brinde, táqui a "How to Disappear..." pra quem quiser ouvir:




p.s.: na verdade, existe um plano da minha esposa de abrir o lance, discretamente, antes de enviar para o meu amigo... mas não contem a ninguém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário