20.12.07

Videogames memoráveis, (minha) história e lista

Em 1985 meu pai procurava um computador para comprar, se hoje algumas pessoas consideram complicado, antigamente era muito, mas muito mais. Certa noite, ele estava no shopping quase caindo na besteira de comprar um CP-500, um micro que, além de muito feio (sempre foi), era bastante limitado. Desistiu porque não teve tempo de se decidir (a loja estava fechando, na época as lojas do shopping fechavam às 21h). Passaram algumas semanas e ele entrou num consórcio Sharp para aquisição de um HotBit, plataforma MSX - e foi contemplado no primeiro sorteio, uma semana depois.

Após notar que o Basic (linguagem de programação nativa dos MSX brasileiros) não era ultra-divertido para seus rebentos, rendeu-se aos apelos dos filhos e deu, a cada um, um jogo, que na época era tão caro quanto hoje. Meu irmão ganhou o "Galaga", eu, mais novo, ganhei o "Corrida Maluca" (ridículo, mas foi assim), ambos em formato de cartucho. Jogamos até morrer estes dois jogos, a música do "Corrida Maluca" ainda está soando no meu cérebro e os efeitos especiais das naves-insetos do Gálaga, quando saíam para o ataque, também.

Depois de quase 23 anos, passei por muitos computadores e seus respectivos jogos: MSX, MSX2, IBM PC-AT 286, PC 486 DX4, Pentium, Pentium II, Pentium IV.

Sempre se falou que o bom do computador é flexibilidade em comparação aos consoles, mas isto me cansou. Sempre tinha que ver se havia Mega-Ram instalada (MSX), depois veio a história do co-processador aritimético, depois vieram os kits multimedia que custavam os olhos da cara, quanto de memória RAM?, depois se tinha espaço no HD, logo em seguida o slot AGP, e depois as placas de vídeo com mais memória do que a RAM da placa-mãe, e depois a PCI-Express e, por fim, os processadores cheios de núcleos. Isto é um saco, mas suportei por vários e vários anos, até que comprei um PlayStation2 no ano passado.

Nesta longa caminhada, posso enumerar alguns jogos que, para mim, são inesquecíveis. Não cheguei ao fim de todos, mas joguei bastante todos eles:

MSXPC
Galaga
Hyper-Rally
Ye-Ar Kung Fu II
Pay-Load
The Castle
Zanac
Knightmare
Arkanoid
Elite
Penguin Adventure
Thexder
Nemesis
Hyper-Sports 1, 2 e 3
Rescate Atlántida
F1-Spirit
Magical Kid Wiz
Metal Gear
1942
Konami's Soccer
Prince of Persia
Test Drive
Stunts
Flashback
Out of this World
Wolfstein 3D
Doom
Doom II
Quake
Duke Nukem 3d
Halflife
GTA
GTA Vice City
Medal of Honor: Allied Assault
Call of Duty
Warcraft II
Starcraft
Age of Empires, II, Ages of Kings e Ages of Mythology
Need for Speed Underground
FIFA Soccer (do 94 ao 2006)
MegadrivePlayStation 2
Sonic, the hedgehog
Medal of Honor: European Assault
Call of Duty III
Black
GTA Liberty City Stories
God of War
Winning Eleven 10


Para finalizar, li no Meio Bit Games que o jogo Flashback foi reescrito por um programador e ganhou versão para várias plataformas. Fui lá, baixei para o PS2, queimei o CD e funcionou! Quase perfeito: a tela não ocupa todo o espaço da TV. Mas é absolutamente jogável. Além de PS2, ele é reescrito para Windows, Nintendo DS, PSP, WinCE, PalmOS, MacOS X.

Um comentário:

  1. Olá! Campello.
    Obrigado por ter mencionado meu post lá do Meio Bit. Fico muito feliz quetenho sido útil para você.
    Quando puder passa lá ok?

    ResponderExcluir