26.12.07

E eu que era tão esperto...

Às vezes, lembrar o quanto se pode ser mané é essencial para a sobrevivência de sua máquina e de seus dados bancários. Recentemente, comecei a procurar na internet o download de um filme, que não vi no Festival de Cinema do Rio, chamado "My Kid Could Paint That".
O filme mostra a polêmica envolvendo uma garotinha de 4 (!) anos que se tornou uma celebridade no mundo das artes, por pintar quadros que foram comparados aos de Jackson Pollock; após este sucesso inicial, surgiram denúncias que os pais da garota é quem produziam os quadros, o que destruiria o apelo central do trabalho dela: a idade.
O tema me interessa muito, pois trata de uam questão central no universo das artes hoje: o valor está na obra, no que a cerca ou nos dois?
Mas isto é assunto pra outra hora.
O caso é que entrei no site que mais uso quando não encontro facilmente um filme, ScrapeTorrent, e achei algumas fontes para o filme . Reparando bem, só existiam dois "releases", um chamado "My Kid Could Paint That.2007.English.TS.DivX", isto é, uma versão TS (TeleSync) em .divx, e outro chamado "My Kid Could Paint That-2007-DvDrip", isto é, uma versão direramente rippada do DVD.
Como versões TS não me agradam, só baixo se, no mínimo, for TC, decidi tentar a DVDRIP.
Existiam poucas fontes e o negócio demorou pra cacete, mas tudo bem...
Quanto baixou, fui lá, serelepemente, testar o vídeo. Nenhum programa de leitura de DIVX entendeu o arquivo. Passei o arquivo no MediaInfo para tentar localizar o problema, mas o programa não entendeu lhufas do arquivo... Achei que eu havia baixado o arquivo detonado (principalmente porque mexi um pouco nos trackers, tentando melhorar o download), e reiniciei o download...
Dias depois, finalmente terminou novamente de baixar (desta vez, não mexi nos trackers!). Mas o mesmo problema persistia. Mexi, remexi, tentei transformar o arquivo com o VirtualDub, tentei recodificar e nada...
Até que vi um arquivo do tipo "leiame" na pasta de download do filme. O texto dizia algo como "olha, você provavelmente não está conseguindo ver o filme, e isto se deve à nova compactação que é usada nele! Mas os seus problemas acabaram, pois este codec de compactação é gratis e pode ser baixado imediatamente aqui!!!".
PQP, trocentos anos de estrada virtual e fui, como um mané, direto pra baixar a pitomba!
E, claro, era um malware disfarçado de codec.
Claro que não aconteceu nada, pois o meu firewall/antivirus reconheceu o lance e não deixou que acontecesse nada... mas, putz, o que a pressa e a vontade de ver um filme não fazem com a gente! Acho que entrei naquele modo básico de quando temos 17 anos e queremos pegar alguma mulher, só há um comando "eu quero!!!".
Se você, único leitor, já caiu numa destas, olha só a maratona pra consertar o estrago!
Eu já havia visto alguns codecs fantasmas exigirem ser baixados pelo Windows Media Player, principalmente em filmes que sua avó dizia não ver, mas a evolução das táticas pra detonar otários feito eu galopam!!!
Refeito da vergonha, busquei a outra fonte, no famigerado TS. Fiz o download e pluft, outra surpresinha, havia uma password para se descompactar o filme e, claro, um arquivo texto explicando onde você poderia conseguir a tal password, que, claro, era um site cheio de malwares!!!
Em suma, não existem fontes do filme a disposição, todas são armadilhas, e aqui estou eu tentando evitar que você, leitor, caia na mesma!
O que posso sugerir é:
- dê uma olhadinha em arquivos textos que acompanham seus downloads, qualquer coisa parecida com o que descrevi é roubada!
- dê também uma olhada em comentários que geralmente acompanham os links para download de torrents, geralmente a galera avisa logo que é virus ou que é fake!

Espero um dia conseguir ver o tal filme, até por uma questão de orgulho, mas não espero fazer novamente papel de otário :)


p.s.: reparando no que escrevi, talvez seja uma boa idéia ressuscitar um velho post, de um velho blog, explicando o que é TS, TC,R5 e tudo mais que diz respeito aos releases de filmes/series!

Nenhum comentário:

Postar um comentário