24.12.07

Elis & Tom, eu ouvi

Faz alguns dias que um amigo meu me emprestou Elis & Tom, um mini-box lançado pela Trama em 2004 em comemoração aos 30 anos deste disco. Contém um CD e um DVD, ambos remixados (mixados novamente) com supervisão de César Camargo Mariano, o qual participou do projeto à época (piano e arranjos). O DVD é a menina-dos-olhos desta relançamento: DVD-Audio e DVD-Video, em Dolby Digital 5.1 e DTS.

Infelizmente não tenho um player DVD-Audio (aceito doações, sem constrangimentos), tive que ouvir em um DVD player, este ligado digitalmente ao meu receiver marromenos (Sony DE885), o qual processa Dolby Digital e DTS bem ok (aos meus humildes ouvidos).

Não preciso falar muito do disco em si, poderia dizer "fantástico", "maravilhoso" ou juntar as mãos, olhar para o céu e desmunhecar um "divino", mas isso é para entendidos, e este não é um disco para entendidos. Elis pegou o pianinho pianinho e as letras muita-água-com-pouco-açúcar de Tom Jobim e detonou, a mulher é impressionante mesmo. E os músicos, inclusive Tom Jobim, são excelentes.

A caixa que contém as duas mídias, CD e DVD, é maior do que uma caixa de CD e menor do que uma caixa de DVD, mata qualquer padronização na sua coleção, mas é bem legal. O CD e o DVD ficam um em cima do outro, um tecido separa os dois - achei prático, simples e elegante. O encarte é muito simples (letras, créditos, etc.). O único ponto negativo é como o encarte sai e entra da caixa: fica muito ruim de tirar para ler e, depois, colocá-lo de volta.

Quando você coloca o DVD, aparece a opção de você configurar o áudio: Dolby ou DTS? Dúvida cruel. Ouvi algumas vezes em DTS e depois fui para o Dolby. Achei melhor, bem melhor, em DTS. O som em si, os detalhes dos instrumentos e a sensação de surround ficaram bem melhor em DTS. O que pensava, concluí: Dolby Digital 5.1 é mais pra filmes mesmo (e é?).

Após a seleção do áudio, é só sentar e ouvir. Na tela da TV aparece a arte da capa, a música corrente, com informações de composição, duração, etc. Em português, inglês e japonês (japonês? dammed it!). A tela fica com estas informações, estática, enquanto as legendas, com a letra da música, perfeitamente sincronizadas, aparecem na tela.

Há poucas horas fui dar uma pesquisada para ver quanto custaria o preço desta maravilha, preparando-me para o pior. Aí é que veio a ótima notícia. Na Saraiva, o preço está por R$ 16,90 neste link. Preço ridículo. Comprei, vamos ver se chega.

A relação custo benefício é estúpida: recomendo. Mesmo a R$ 24,90 na DVD World, ainda sim é uma ótima compra.

p.s.: nunca comprei na DVD World, só vi o link porque pesquisei no Buscapé.

p.s.2: o site oficial do disco, da própria Trama, é este aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário