25.5.10

Os roteiristas de Lost ficaram meio perdidos :)

Ontem a noite, após 6 anos de devoção (às vezes fiel, às vezes cambaleante), eu vi o fim de LOST.

Mas não se preocupem, não vou contar o que aconteceu... até porque, praticamente NADA aconteceu!

Quando tudo acabou, eu fiquei bastante emocionado. Não porque tenha sido FODA, mas ver todos aqueles personagens que acompanhei por tanto tempo (durou mais do que o meu casamento!) indo embora, me deixou triste!

Pesei tudo, alhos e bugalhos, túlios e entulhos, flas e flus, e veio à minha mente a seguinte cena:

Damon Lindelof e Carlton Cuse, os criadores/roteiritas principais da série, estão trancados em uma sala, prestes a começar a escrever a 6ª e última temporada. No canto, uma secretária latina, de saia curta, digita todas as idéias da brainstorm:

- Acho que se seguirmos com aquele lance de "o terceiro tira", como falamos há uns anos, dá para a gente fechar tudo... tudo é um grande purgatório/inferno!!!

A secretária anota: purgatório/inferno.

- Não sei, acho que a galera vai chiar muito. Deus e o mundo já usou este artifício!

A secretária apaga.

- E que tal a gente usar realidade virtual?

Damon balança a cabeça em negativa.

- Vamos ser mais detonados que Matrix 2 e 3!

Carlton se retrai na cadeira.

Damon pega uma caneta e começa a anotar algumas coisas.

- Olha, pelos meus cálculos, a gente criou 272 perguntas ainda não respondidas... destas, pelo menos 50 são mistérios... destes 50, pelos menos uns 10 são GRANDES MISTÉRIOS... fiz umas contas... vamos ter 17 ou 18 episódios, cada 1 com uns 40 minutos de duração... então, aproximadamente 720 minutos... dividindo por 272, temos que dar uma resposta a cada 2,64 minutos...

- Putaqueopariu!!! - diz Carlton - como diabos a gente deixou isto chegar a este ponto?!?!

- Sei lá, agora fodeu!

- Não dá para a gente pedir mais uma temporada, duas, quem sabe?

- Vai tentar convencer a Evangeline... ela disse que nem atuar quer mais!!!

- A gente mata ela!

- Tenta convencer o Matthew Fox... ele só quer fazer cinema agora!!!

- A gente mata ele!

- E o Terry, disse que não precisa mais trabalhar, e que vai mudar o próprio nome para John Locke!!!

- A gente mata ele!

- Porra, não dá para matar todo mundo!

- Dá sim, JÁ SEI, VAMOS MATAR TODO MUNDO!!!

- E as repostas? E os mistérios? E os GRANDES MISTÉRIOS?

Os dois se olham, não sabem o que fazer. Deitam-se em seus respectivos sofás e se encolhem!

A secretária latina, ao ver que nada vai sair dali, discretamente, conecta em um site que passa novelas. Ela adora novelas, principalmente as brasileiras. No ar, em stream, estão reapresentando um dos grandes sucessos brasileños. A secretária não consegue ouvir direito e vai, bem lentamente, aumentando o som, para não chamar a atenção de Damon e Carlton.

Na tela, vê-se o fim da novela, muitos casamentos, muitos nascimentos, muita gente sorrindo, nada que importe acontecendo... a secretária está satisfetíssima!!!

E aqueles sons vão entrando, subliminarmente, na cabeça de Carlton e Damon...

Um ano depois, VÃO TOMAR NO CÚ! Tivemos um final de Manoel Carlos em LOST!

32 comentários:

  1. Você certamente não entendeu o final!

    ResponderExcluir
  2. Concordo com você, Sardaukar. Também fiquei frustrada. Para mim, Lost valeu a pena até a terceira temporada...

    ResponderExcluir
  3. apoiadooooooooooooo

    ResponderExcluir
  4. Por isso teu casamento não durou nem o tempo da série..........acorda´!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Seu comentário até é engraçado, mas com certeza vc não entendeu o final de Lost, os mistérios continuaram, a vida continua! Ou vc se apega a mistérios e passa a sua vida inteira se remoendo, para resolve-los? Lost fala de pessoas, fala da busca dessas pessoas por uma vida melhor, e é isso!!

    ResponderExcluir
  6. pois é
    acabou e eu fiquei esperando o depoimento do locke igual acontece nas novelas brasileiras

    nao sei se chega a ser revoltante, mas é meio triste ver o rumo q a serie tomou, principalmente pq lost tem as primeiras 3 temporadas mais geniais da tv mundial

    sei la né, tanta gente gostou, vai ver eu sou o errado haha
    mas q teve final NOVELINHA ngm pode negar

    ResponderExcluir
  7. és mesmo burro... depois de 6 temporadas não percebeste nadinha... pode ser que um argumentista brasileiro te dê todas as respostas numa novela, em que te explicarão tii tim por tim tim tudinho... embora tudo não seja uma verdade ou teoria só...

    p.s. não tens piada

    ResponderExcluir
  8. Não sei o que dizer, afinal não assisto novelas, muito menos conheço autores pelo nome, meus parâmetros são outros.....
    Mas dá para calcular que o autor do post tem é limitado emocional e intelectualmente....

    ResponderExcluir
  9. hehehe isso mesmo, até novela do manoel carlos é mais concisa! e quem gostou dessa baboseira do lost segue dizendo que a resolução dos mistérios naum tem nenhuma importancia, só pra naum dizer: "fui ludibriado, naum entendi patavinas, mas naum dou o braço a torcer" rsrsrs

    ResponderExcluir
  10. Hahahaha, cacete, quem abriu o bueiro e libertou os ratos? :)
    Olha o comentário: "...Mas dá para calcular que o autor do post tem é limitado emocional e intelectualmente...." :) HAHAHAHAHHA!!!

    "...és mesmo burro... depois de 6 temporadas não percebeste nadinha..." :) Hehehehehe!!!

    "...Você certamente não entendeu o final!" :) Tsc tsc tsc... só tem "jênio" aqui agora!

    Desafio qualquer um que prove as minhas limitações emocionais ou intelectuais :) Heheheh! Que explique porque eu "não entendi" :)

    ResponderExcluir
  11. 'taqueopariu! Me arrependi de ter pedido pro campello liberar os comentários para anônimos.

    Pelo que posso apurar dos comentários, Sarda, você é um insensível e pérfido! mau, mau mau! Tem um chinelo kenner velho no lugar do coração, não sabe o que é sentir, o que é sonhar (chuif). E ainda acha que sabe de tudo só porque leu em média 234,5 vezes mais livros do que os anônimos revoltadinhos,

    Naughty boy!

    P.s: a-do-rei "s mistérios continuaram, a vida continua!", Gênio. Clap. Clap.

    ResponderExcluir
  12. E, Campello, modera os commentário que ativarem a luz rosa do radar gay.

    ResponderExcluir
  13. Assino embaixo. Já que avacalharam de vez o final, porque não colocaram a Odete Roitman como a causadora de todos os problemas da ilha? Ia ficar fantástico, pelo menos eu daria umas risadas!

    ResponderExcluir
  14. lost e um punhado de tramas totalmente aleatórias e desconexas

    ResponderExcluir
  15. Kastor, Sardaukar, permitam-me apresentar a vocês os TROLLS!

    Criacionismo existe! Como é que a escória chegou até aqui?

    Kastor, estou me divertindo, vamos deixar mais um pouquinho.

    Mas, porra, essa turminha deveria, ao menos, identificar-se! :) Porque todo troll é anônimo?

    ResponderExcluir
  16. Gente, não sei quanto a vocês, mas o fato do final ser ainda mais surpreendente do que se esperaria (e eu não vou entrar em detalhes aqui) não ofendeu particularmente meu senso de coerência e nem eliminou a hipótese de existir mais de uma interpretação possível deixada em aberto. A explicação "novelinha" é, admito, plausível como sendo a real intenção dos autores, mas ao pensar a respeito achei existirem outras.

    Tentando não entregar o ouro pra quem ainda quer ver na net os episódios desta temporada (e o final), é só pensar num detalhe entre alguns outros:

    -- Qual a necessidade de existir todo um ciclo de episódios dedicado aos recordatórios da vida pregressa do Jacob na ilha se estes não fossem ontologicamente independentes da existência dos passageiros do võo 815? Não se esqueçam do pendor que o J.J. Abrahms tem para com realidades paralelas e levemente disjuntas da nossa (vide Fringe, Alias, o último Star Trek...) e de um dos livros-inspirações da série que é o Valis do P.K. Dick (assim que terminar o terço final do livro opino a respeito).

    É muito mais fácil pra aplacar nosso senso de estranheza assumirmos que os caras simplesmente decidiram pela solução alexandrina do nó górdio quando viram no início desta temporada a quantidade de pontas soltas a fechar, mas o que ouvi é que tudo estava planejado desde o princípio e tudo o mais até o fim foi só "progresso" (nos dizeres do Jacob, mesmo), ou seja, a solução dada deveria permitir todas as variantes que foram surgindo ao longo dos anos. E se pensarmos bem no caso tem como se fechar os loops mais severos no continuum se lançarmos mão de hipóteses mistas de base metafísica com as de "fringe science".

    ResponderExcluir
  17. Eu desconsidero esta sexta temporada em um nível tão profundo que me recuso, inclusive, a discuti-la. Não há NADA que a justifique, NADA! A não ser o fato de que eles decidiram não se importar com a própria construção. A desonestidade intelectual está nisto: não respeitaram o que escreveram. Não precisava explicar tudo, apenas o suficiente. A série virou um fenômeno não por ter dramas maravilhosos, não por personagens bem construídos, mas porque era instigante e misteriosa... Alguém vem falar que o final é "como a vida, sem respostas", brincadeira. A necessidade da explicação é diretamente proporcional ao ganho da série com os mistérios! Se não fossem eles, que historinha chata seria Jack e o seu papai alcoolatra; Kate e seu padrasto assassinado; Sayid e seu manual de tortura... qualé, histórias banais, relativamente bem contadas, mas que só ganharam dimensão por eles estarem num lugar especial... Tire-se a ilha, tire-se o mistério, e Lost não é nada!
    O final da série não foi o final da série, foi o final da sexta temporada. Que começou de um jeito novo, e terminou de um jeito bobo...
    Entregue o que você promete, tem que pagar o preço... não pagaram NADA!
    Os caras foram tão caras-de-pau que afirmaram que "só tinha obrigação de explicar o que eram os flashsideways"... PQP, tá de brincadeira!
    Se era tudo planejado deste o início, porque afirmaram isto?
    O problema é que criaram tanto "mistério" que depois não deram conta.
    E Walt? E a importância de Aaron? E a estátua? E as mulheres grávidas? E o pó da cabana? E Desmond? E a mulher do widmore no episódio do Desmond? E para que aquela palhaçada do Flashsideways toda? Praticamente 18 episódios para sacar o que foi o final? Uma ceninha simples bastaria! O episódio final deveria se chamar "as 27 pessoas que você encontra no céu"!
    Ah, preguiça, é bater em bêbado...

    ResponderExcluir
  18. Vi as discussões nos outros comentários e até entendo a revolta de muitos sobre o final sem várias explicações que tivemos na série Lost. Porém queria deixar registrado que apesar disso, não podemos deixar de aplaudir o FENÔMENOS MUNDIAL que foi essa série. Passei muiiitas horas baixando episódios e aguardando anciosamente por cada um deles que saía.
    Vou dar uma das respostas que alguns tanto buscaram. O jogo de realidade alternativa The Lost Experience iria antecipar a resposta para um dos grandes enigmas de "Lost": o significado dos "números malditos" que compõem a seqüência 4-8-15-16-23-42.

    Pois bem, o grande dia chegou - e nesta sexta foi dada a explicação que a gente tanto esperava. Ela surgiu através de um vídeo gravado pela heroína do jogo, a hacker Rachel Blake, inimiga número um da Hanso Foundation. Mas o que eles significam afinal?

    (Atenção: não estamos brincando, e vamos contar mesmo! Por isso, se quiser esperar e ter a resposta através da série, não leia o que vem a seguir.

    Para entender, é preciso que você saiba mais sobre esse vídeo - a começar por onde foi gravado. Infiltrada numa instalação da Hanso Foundation, Rachel teve acesso a um filme bem parecido com os que foram encontrados nas escotilhas da série; só que o visto por ela é apresentado pelo próprio Alvar Hanso, fundador da Dharma Initative.

    No vídeo, Hanso explica que, no auge da Guerra Fria, um matemático italiano chamado Enzo Valenzetti desenvolveu uma equação que previa o número exato de dias em que a humanidade se extinguiria.

    Os números que compõem a fórmula correspondem a fatores ambientais e de ordem humana que, de alguma forma, determinam o apocalipse. São eles: 4, 8, 15, 16, 23 e 42.De acordo com Hanso, somente através da manipulação do clima por experimentos científicos seria possível alterar os números da equação - e assim, salvar a raça humana da extinção.

    Foi assim que a Hanso Foundation desenvolveu a Dharma Initiative na ilha de "Lost". Mas, pelo que parece, a Dharma falhou em sua tentativa; e segundo o vídeo, a fundação, agora comandada por um tal Thomas Mittelwerk, parece querer retomar as experiências usando cobaias humanas...

    Complicado, né? Se por um lado as experiências com o clima da ilha devem ter relação com as chuvas esquisitas e a presença de ursos polares, por outro alguns mistérios como a aparição do navio Black Rock e o estranho monstro de fumaça ainda permanecem sem qualquer explicação.

    E mais: ainda restam questões sobre os próprios números - por exemplo, a razão pela qual estes seis números foram escolhidos para compôr a equação e o porquê deles terem dado azar a Hurley desde que ele os jogou na loteria.

    O certo que teremos ainda que esperar um bocado se quisermos ter todas as respostas para os enigmas de "Lost" - isso se tivermos mesmo alguma resposta para tudo.

    ResponderExcluir
  19. O anônimo mediano é assim, Campello: http://www.youtube.com/watch?v=C6C96d3zZ3w

    ResponderExcluir
  20. Respeito a questão do fenômeno mundial e da qualidade da série, em geral. Esta "explicação" para os números é... bem... ruinzinha!
    Aposto que em vinte minutos, consigo dar uma melhor. Ou uma igualmente ruim: "na verdade, os números representam arquétipos primordiais dos seres humanos, e cada candidato está afinado com um destes arquétipos, então, cada número influia na vida de um deles. A repetição dos números durante a série, devia-se justamente À ressonância provocada pelos mesmos nas vidas dos personagens".

    Isto é, uma bobagem!

    Números do fim do mundo? Fatores humanos e ambientais? Hhahaha, cacete... isto é pior do que aquele cara que calculou o fim do mundo através das medidas da Grande Pirâmide!

    Já sei, o 42 é o número da GRANDE RESPOSTA A TODAS AS PERGUNTAS, direto do Mochileiro das Galáxias. O 23 é o número FNORD/Illuminati por excelência, Robert Anton Wilson que o diga. O oito é o infinito em pé: infinito em TODAS AS DIREÇÕES! 15 é o número do PMDB, que é o maior partido do Brasil! 16 é 1+6=7, e 7 é o número de Deus na Bíblia! Já 4 é como os roteiristas que bolaram este "explicação" dos número deveriam ficar para receber palmadas :)

    Apesar de achar uma porcaria a "explicação", pelo menos se TENTOU!!! Ao contrário do FINALE!

    ResponderExcluir
  21. Seu post foi bem engraçado, mas aproveito para salientar uma coisa. Lost nunca foi uma série sobre respostas e sim sobre mistérios. Eles deixam que o telespectador monte o quebra cabeça e prencha as lacunas. Um artifício muito semelhante aos microcontos, por exemplo: "Vende-se: sapatos de bebê, sem uso" de Ernest Hemingway.
    Claro que o foco de uma microcotno é diferente de um microconto, mas eles basicamemnte utilizaram uma técnica semelhante.
    Muitas dos mistérios de Lost foram respondidos pela associação de acontecimentos, muitos mistérios que muitos dizem que não tem resposta. Talves estavam aguardando uma resposta mais direta.
    É a idéia do mistério que seduziou milhares de telespectadores, o "magic box". Aconselho assitir esse vídeo para entender melhor http://www.ted.com/talks/j_j_abrams_mystery_box.html
    Veja como esse foi um princípo que norteou toda a série de Lost.
    No fim a série era mais sobre as personagens, colocando o telespectador em seus lugares, aprendendo um pouco a cada situação.
    O que vejo são pessoas que metem o pau na série (e no episódio final) mais por razões pessoais, porque não gostam dessa forma de narrativa, ou simplesmente não concordam com os caminhos seguidos pelos roteiristas. mas até ai eu tb não gosto de muita coisa por ai que todo mundo adora =]. E o que muito gente esquece é que muitos acontecimentos da série foram trabalhados fora dela, como em ep para celulares, os ARGs e outras coisas.
    Abraços

    ResponderExcluir
  22. Eu só acho que última temporada é algo isolado, e que não gosto, com certeza. Mas eu não gosto pelo contexto geral da série, não é por um motivo simples, ou pq não saiu do jeito que eu queria...
    Outra coisa, um mistério só existe pela perspectiva de sua resposta... Ninguém se encanta com a Atlântida pq é um "conto legal", é uma "fábula moral"... as pessoas se encantam pela possibilidade de ter existido. Lost conquistou as pessoas porque prometeu algo muito grande, a partir de mistérios muito grandes... você promete, você paga, meu amigo :)

    ResponderExcluir
  23. Este papo de "lost era sobre pessoas", "lost era sobre mistérios"... sinto, mas não cola.
    Os personagens só eram interessantes porque estavam num grande contexto de mistério. O que havia de tão interessante na história da Kate? E do Jack e seu pai bebum? Qualé? Banal.
    "Lost é sobre mistérios"? Não é não. Isto é explicação A POSTERIORI. Se alguém me contasse o que seria o final da série, logo no começo, eu iria era rir do papel de bobo que eu fiz por 6 anos :)
    Embora, é claro, a série tenha sido maravilhosa, instigado minha mente que foi uma beleza... mas não o suficiente para que eu a cite como genial :) Genial seria dar uma resposta genial, imponderável, única, de beleza estética e intelectual...
    Mas, repito, é só uma série de TV (esta frase acaba com qualquer discussão!)

    ResponderExcluir
  24. Ora como eu dise, vc não gostava da história dos personagens, vc (e outros com certeza) que acompanhava a serie pela solução dos mistérios. Mas nem todos assitiam por essa razão e isso que estou dizendo. Se eles tivessem optado por responder de forma direta e focar o desenvolvimento da série na solução dos mistérios talves uma boa parcela de pessoas não fossem gostar, pessoas como eu. Acredite elas existem e são em número tão grande quanto aos que não gostaram.
    A verdae é que a maneira que eles concluiram/desenvolveram não te agradou, o que vc tem todo direito de discordar.
    Todos os mistérios relevantes para o desenvolvimento foram respondidos, direta ou indiretamente. Com certeza algumas questões mais profundas, mas sem muita relevancia para o desfecho, ficaram ainda no ar. Na minha opnião isso não é um mal. Dezenas de outras série/filmes/livros se utilizaram do mesmo recurso e não vejo as pessoas tão afetadas por isso.
    Abraços =]

    ResponderExcluir
  25. As questões não foram respondidas coisa nenhuma :) E, muito pior, a série é cheia de sacanagenzinhas, cenas que levavam o expectador para um lado e NÃO TINHAM NADA A VER, conforme o desfecho da história... o final não é ruim pq eu não gostei, é ruim pq não é fiel ao próprio seriado! Eu não disse que não gostava das histórias dos personagens, eu disse que elas teriam mínima importância se não fossem os mistérios! Se os mistérios fossem tirados, Lost não seria nada, talvez uma novela americana, um Dallas ou Dinastia! Mas não há jeito, não dá para convencer alguém de uma mudança de valores e/ou percepção... se você gostou daquilo E acha que tem todo o sentido do mundo, você é quem sabe :)

    ResponderExcluir
  26. A recíproca tb é verdadeira. Se vc não gostou, e acha que não tem sentido nenhum, voce é quem sabe tb. =]

    ResponderExcluir
  27. Mas é isto que estou tentando dizer desde o começo: eu gostei da 6ª temporada. Gostei do melodrama, até. Só que esta temporada não tem coerência, congruência, com o seriado como um todo. Se eu tivesse tempo/paciência, poderia fazer um escrutínio milimétrico de como o fechamento da série bate de frente com N fatos da própria série. Há uma série de acontecimentos que não dão certo, no mesmo universo, coisas do tipo: O que diabos Richard foi fazer com uns objetos na casa de Locke quando ele era criança? O seriado era sobre reencarnação? Ou, que papo era aquele que o monstro de fumaça revelava coisas profundas da mente de uma pessoa, como fez com Eko? Aquilo sumiu da série... Mais, o que diabos foi a aparição da mãe do Faraday naquele episódio do Desmond rodando no tempo? E a estátua, como alguém bota uma estátua daquele tamanho e não fala NADA sobre ela?
    É esta desonestidade inteletcual que me incomoda, e que não existia até a 6ª temporada em forma tão explícita!
    Não tem nada a ver com ter gostado ou não, tem a ver com coerência, com respeito...

    ResponderExcluir
  28. Algumas das coisas que vc levantou foram respondidas sim, talvez não da forma que vc queria, ou a resposta que vc esperava, mas foram sim. Um própio exemplo é o Richard ter aparecido para o Locke qdo criança. E como vc diz sobre a capacidade do monstro de fumaça de revelar as coisas profundas, que diferença faz saber como e porque ele faz isso? Ou a estátua; até concordo que seria legal saber quem e porque colou aquela estátua na ilha, mas para o desfecho da série isso não tem relevância nenhuma. A grande pergunta, que era o que os passageiros do Oceanic 815 estão fazendo na ilha o porquee o que acontecerá com eles, foi respondido (pelo menos para as personagens mais relevantes como Jack e Cia).
    Recomendo reassitir cada episódio da série. Vc verá que muitas coisas que ficaram sem resposta, mas não tiveram relevância para o desfecho, e muitas outras foram respondidas ao longo dos episódios sim.

    Abraços =]

    ResponderExcluir
  29. kkk Pra mim quem diz que gostou é pra não dar o braço à torcer....Fui bonito melodrámatio..uma sacanagem....Eu quase não consegui dormir de tão idiota que me achei de ter esperado pra saber o que era a ilha...ah esqueci foi revelado...ela é uma rolha kkkkk Fomos feitos de bobos...Se não queria explicar nada então não gastasse um episódio idiota contando dos irmãos... a mãe adotiva nasceu do vento? Concordo plenamente contigo, Sardaukar!

    ResponderExcluir
  30. dei muita risada com seu comentário, mas vc nao entendeu o final da série. O objetivo é nao haver todas as respostas... afinal o objetivo é te deixar LOST...

    ResponderExcluir
  31. EU não deveria mais comentar o assunto, mas...
    Se o objetivo era me deixar LOST, eu preferia ter enchido a cara, ou tomado LSD, ou até mesmo tentado entender a matematica da teoria das cordas... Eu teria ficado muito mais "lost", seria mais divertido, e não demoraria 6 anos! Se era preu ficar "lost", eu nem veria a série :)

    ResponderExcluir