30.5.10

O maldito United!

No cinema, o país do futebol não é o Brasil. Temos grandes filmes sobre futebol, mas geralmente são documentários, feito "todos os corações do mundo", "pelé eterno", "garrincha, alegria do povo"...

Na ficção, "Boleiros" não é lá estas coisas, fala de um universo bem limitado, muito voltado para São Paulo, com histórias de ex-jogadores sendo trocados em um bar. Não é ruim, mas não é nada que se indique. "Boleiros 2", melhor nem citar, só não vou apagar porque estou com preguiça!

E existem aqueles filmes que passam perifericamente pelo mundinho da bola, feito o "Linha de Passe", do Walter Salles, que é um bom filme, e capta muito bem um dos dramas do futebol: o do jovem jogador em busca de um lugar ao sol. Mas é pouco.

Então, voltando, os bons filmes de Futebol, ou sobre o Futebol, são ingleses.


Pegue o "Looking For Eric", que mistura a vida de um homem fodido de classe trabalhadora inglesa, e como o futebol é importante na vida deste, materializada em seus devaneios, que têm a presença de Eric Cantona, o encrenqueiro mais fodástico que já vestiu uma camisa do Manchester United! É um grande filme, dirigido por um grande diretor, Ken Loach! Seria como se o Glauber Rocha resolvesse fazer um filme de futebol! Aqui, isto não rola, sabe-se lá o motivo!

Até mesmo o "Mean Machine", estrelado pelo brutamontes Vinnie Jones é um filme divertido, que capta a paixão e os movimentos de campo, não precisando ser uma obra-prima para agradar os apreciadores do esporte.

Mas o melhor que vi até hoje é, indiscutivelmente, este "The Damned United".

O filme narra a história de Brian Clough, e seu fiel assecla Peter Taylor, dois caras que, na década de ´70 provocaram uma confusão no Futebol Inglês, treinando times de 2ª divisão com uma habilidade tão grande que os levaram até o título da liga principal!

Mas, e o título? Well, o título se refere à rivalidade entre Clough e o outro grande treinador da época, Don Revie, que levou o Leeds United a ganhar quase tudo (menos o título europeu, como Clough não deixa ninguém esquecer!). Então, o maldito United é o Leeds.

Clough era uma espécie de Wanderley Luxemburgo, mas sem o mau-caratismo. Gostava de ser eficiente, de ver um bom futebol, bem jogado, limpo... e não tolerava o estilo de Don Revie, que levava o Leeds a ganhar tudo, mas sempre na sujeirada, com penalties roubados, violência exagerada, e tudo mais que fosse necessário, os fins justificando os meios.

O filme se passa em dois tempos. Mostra Clough e Taylor ainda treinando o Derby County, na segunda divisão (ascendendo) e os 44 dias em que ele treinou o grande rival Leeds United, quando Revie virou o treinador da seleção inglesa.

Praticamente tudo o que se pode esperar de um bom filme, e de um bom filme de futebol, está lá. Vitórias, derrotas, confusão, falastrões, escrotos, craques, tiradas, e o final mais do que surpreendente, quando parecia tudo perdido!

Mas tudo isto é bobagem, o que importa é a bola, e a bola está no filme.

Então, manda bala no utorrent, Campello!


(Porra, o Flu tá perdendo pro Atlético-MG!)

(Empatou, porra!!!!!! GUUUUUUUUUMMMMMMMMMMM!!!)

(Virou, CACETE, ALLLLLLAAAAAANNNNNNNNNNNNNNN!!!!)

POS-POST: FREEEEEEEEEEEEEDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDD!!!!! Matou o jogo!!!!!

4 comentários: