13.4.10

Sinuca...

Em 1982, eu botei as mãos no primeiro jogo eletrônico caseiro que conheci, o famoso "TELEJOGO". Eram apenas 3 jogos: futebol, tênis e paredão! E eu ficava extasiado, sem quase entender como se realizava aquela mágica de se mexer um botão e ver o movimento correspondente na tela. Era tudo tão misterioso, principalmente um botãozinho que tinha atrás do bicho. A identificação estava apagada e eu não tinha a mínima idéia para que ele servia. E, claro, quando eu não sabia para que algo servia, aí é que eu mexia! Vivia trocando o botão de lugar, da esquerda pra direita, da direita pra esquerda, em todas as combinações possíveis com os 3 jogos... Fiz de tudo pra descobrir e nada! Até que um dia eu notei que, quando eu colocava pra esquerda, o controle direito do telejogo começava a esquentar! Poxa, que legal! Por que esquentava? Eu não sabia... só descobri no fim de um domingo inteiro jogando, com o bicho esquentando... aí ele explodiu... e eu descobri que o botãozinho estava no 110v, e o Ceará é 220v.

Foi assim que minha relação com os jogos e os videogames começaram, e o meu primeiro Console MESMO foi o Supergame (um Atari genérico da CCE!), que durou uma infinidade de anos, tantos que nem lembro! Mas aí encheu o saco... e houve um grande interlúdio depois do Atari, o qual foi eventualmente preenchido com os joguinhos gravados em fita do TK90x.

Com a volta dos videogames ao mercado brasileiro, veio um Master System da Sega, após um Mega Drive, então um Super Nintendo... Em suma, eu era o típico adolescente punheteiro, espinhento, que vivia com o joystick na mão!

Até que chegou o PC e mudou tudo!



Com o PC, os jogos eram copiados, se reproduziam mais que as camadas de esperma na revista playboy da Ana Lima! E uma nova era começou, com jogos cada vez melhores, maiores, mais elaborados... até culminar com o World of Warcraft, o mais fodão, enorme, bem feito, jogo massivo on-line do planeta... que joguei muito, até ficar de saco... totalmente... cheio!

A sensação que tenho atualmente é que joguei de tudo... e tudo é mais do mesmo! Quando não é mais do mesmo, é tudo tão intrincado, tão complicado, ou exige um hardware tão foda, que não dá pra simplesmente instalar e jogar... Sabe aquele prazer simples de enfiar o cartucho e jogar? Ou instalar e jogar? Sem ter que aprender 237 combinações de botões no teclado, sem precisar controlar usando as setas e o mouse porque o jogo é em 3d...

Claro que existem jogos muito legais sendo feitos, claro que as vezes sinto vontade até de aprender a jogar alguns... mas, e o prazer imediato? Aqueles jogos simples de matar o tempo, que hoje pululam em flash, são até bons... mas não duram 15 minutos...

Fiquei um tempo só olhando alguns, aqui e ali, procurando algo que me agradasse... e nada!

Até que dei de cara com CUE ONLINE!

Basicamente, é uma versão on-line, atualizada, de um antigo jogo de videogame chamado SIDE POCKET. São variações de jogos de sinuca, desde o Snooker até o bilhar, com jogadores de toda a parte do mundo podendo interagir. Os gráficos são legais, os comandos são relativamente simples e o prazer de uma boa partida de sinuca é facilmente reproduzível!

Há um tutorial simples que ensina a jogar sem qualquer problema, basta que você faça a inscrição na page do distribuidor aqui, com o respectivo download do servidor, que está ali pelos 30 e poucos Mbytes.

Há um sistema no jogo de pontuação a cada partida jogada, que faz com que o jogador "evolua" com o tempo em seus atributos de pontaria, força, além de ganhar itens como tacos cheios de frescurinhas, giz colorido, o telefone da Maíra, etc, etc, etc...

O único contra que o jogo tem é a pouca quantidade de jogadores, em certo momentos, há dificuldade de se encontrar uma partida disponível contra um outro jogador. Mas sempre se pode ficar treinando só...

Completamente indicável para os fãs de jogos de sinuca e para quem quer ter um passatempo rápido e legal.

Mete as bolas, Campello!

6 comentários:

  1. Ah... deu vontade de narrar, em detalhes, a chegada do MSX em 1985 na minha casa. Com relação ao jogo, claro que vou testar, nada como uma boa jogatina. E vou postar, juro, é que o trabalho e Battlestar Galactica estão consumindo 100% do meu tempo.

    ResponderExcluir
  2. Quer coisa mais nerd que esse teu avatar, Sardaukar? (Não vou nem falar do nick...)

    ResponderExcluir
  3. Eu sou foda, porra! E você não entende mais ironia, é? Vou precisar usar "aspas", é? Manezão!!! :*

    ResponderExcluir
  4. Já reparou que este blog serve, 99% das vezes, pra gente se xingar? :) Não é foda? :)

    ResponderExcluir