19.2.08

Veja, o embate!

Diariamente, quando consigo algum tempinho livre, faço uma peregrinação por alguns blogs e sites, que abrangem os mais variados assuntos, desdes os de cultura pop como o Omelete, passando pelos de esporte como o do Juca Kfouri, e até mesmo os de "política", como o do Paulo Henrique Amorim.

Com o tempo, comecei a notar que deste último tipo de blog, os de "política", eu geralmente tendia a ler os que se alinhavam comigo ideologicamente, coisa natural, mas, a longo prazo, danosa, pois você acaba só lendo exatamente o que você quer ler.

Mas não vou entrar no mérito de ideologias, pois eu e o meu amigo Campello não somos exatamente o que se pode chamar de "alinhados" quando o assunto é este. Além disto, este blog, até segundo ordem, não vai tratar de política.

Mencionei isto acima porque, ao notar a minha tendência de só ler o que eu queria, decidi procurar sites e blogs minimamente "neutros" nesta matéria (se é que isto é possível!), e um dos melhores que encontrei foi o do jornalista Luís Nassif, um dos mais conceituados jornalistas especializados em economia/política do país.

Mas o que me chamou MESMO atenção no trabalho do Nassif foi um pequeno projeto que ele iniciou recentemente, o DOSSIÊ VEJA.

Não é segredo para ninguém que a Veja é a líder do mercado brasileiro de revistas semanais de informação e, através deste poder, é capaz de manipular a informação ao seu bel-prazer, seja por interesses políticos, econômicos, ideológicos ou sei lá o que mais.

Casos e mais casos são frequentemente lidos e ouvidos sobre as manipulações da revista, das mais grosseiras às mais sutis, e algumas publicações já surgiram sobre a revista e seus desmandos, mas nunca chegaram às minhas mãos.

Agora, é um jornalista respeitado e que resolveu colocar o assunto de maneira clara e em um meio de comunicação tão acessível quanto a internet.

Em forma de capítulos, Nassif explica, passo-a-passo, como a revista foi paulatinamente construindo o seu poder de manipulação de informação, principalmente através de táticas que podem ser facilmente entendidas como "extorsão".

Esclareço ainda que o dossiê não trata de política exatamente, mas muito mais do "poder da informação", e de seu desvirtuamento nas mãos da revista.

Confesso que toda semana dou uma folheada na Veja e já nem me surpreendo mais com o que leio, já não dava nenhuma credibilidade a revista e a partir de agora dou menos ainda.

Mas é claro que posso apenas estar lendo algo que ecooa com as minhas vontades de leitura ideológica, então, melhor que os leitores decidam :)

DOSSIÊ VEJA

Duvido muito que a Veja, sendo o que é, vai deixar barato. Por mais que o Nassif esteja se preparando para os ataques vindouros, acho que ele vai acabar se lascando, infelizmente... De qualquer modo, é alguém que merece meu respeito de agora em diante!

Nenhum comentário:

Postar um comentário