2.1.08

Zeitgeist, o filme...

Eu tenho que confessar uma grande asneira que cometi em 2007: vi "Quem somos nós" E "O Segredo".

Eu poderia passar horas tecendo comentários sobre as bobagens que vi nos dois filmes, mas a lembrança dos mesmos não faz bem ao meu estômago, então modero!

Creio que o sucesso de ambos é apenas e tão-somente um "sinal dos tempos", existe desespero por qualquer "explicação", por qualquer "luz" que venha dar sentido às vidas mesquinhas e idiotas que a maioria tem, até eu sou suscetível a este tipo de abordagem, mas... putz, estas são muito ruins!


No dia-a-dia, até contenho os meus ímpetos de falar mal destas "produções", pois não quero acabar atingindo o gosto de algum parente mais sensível, que diz "A-D-O-R-E-I o filme, você não pode deixar de ver!!!".

E foi com este humor que comecei a ver, aqui e ali, alguém falando de um tal "Zeitgeist, o filme", em blogs e o escambau... Jurei a mim mesmo que não cometeria um terceiro pecado desta estirpe, então evitei.
Mas um dia deste um amigo meu, reconhecidamente médico e cético (ô raças!), sugeriu que eu desse uma olhada na coisa, pois tratava de um dos meus assuntos favoritos: conspirações malucas!


Veja bem, Campello, meu único leitor, quando digo "malucas", não quero dizer que não existam, apenas que estão muito além do que o bom senso indica... coisa que, então, me atrai :) !


Em uma rápida pesquisada na net, vi o que o filme pode ser visto on-line, com legendas, neste endereço, entre outros.
Achei a tela pequena, e as pausas para atualização do stream são péssimas, então fui novamente no nosso amigo Scrapetorrent e pesquisei algumas fontes. Acabei baixando esta versão, cujas legendas foram facilmente encontradas no site legendas.tv .


O filme é dividido em três partes, cada uma tratando de um assunto que, em tese, tem relação um com o outro:

- Na primeira parte, "The Greatest Story Ever Told", o filme se concentra basicamente em mostrar como a figura mítica de "Jesus de Nazaré" é um amálgama de várias outras entidades míticas como Hórus, Krishna, Mitra, visto que as características de nascimento, de "modus operandi", de "ressureição", de todos eles se assemelham em um nível que não deixa muita margem à simples coincidência.
Esta primeira parte tinha por objetivo mostrar como o Cristianismo é a mais recente face de um modo de controle da mente do populacho, método teoricamente usado desde sempre por "mestres ocultos", isto é, uma bobagem. Não é que eu não acredite que a religião sirva pra isto, mas não é só pra isto! Também acho muito exagerado acreditar que existem conspirações que duram milhares de anos. Existem malucos que, com certeza, acham que fazem parte de conspirações assim, mas são malucos :)
Algumas associações mostradas são forçadas e até mesmo incorretas, colocadas de qualquer jeito pra combinar com a retórica geral exposta.
Se esta parte se concentrasse em mostrar o quanto o Cristianismo é um neo-misticismo-chupador-de-conceitos-antigos, ficaria até interessante, mas quando adentra neste terreno de conspiração, fica forçadíssimo.
Veja apenas por diversão ou pra dar ensejo a você procurar mais informações sobre mitologia ou astrologia antiga!

- A segunda parte, "All the World´s a Stage" está centrada no 11 de setembro, o mais espetacular atentado da história da humanidade. A maioria das teorias ali descritas são bem conhecidas e podem ser até melhor vistas em um filme chamado "loose change", também feito por gente maluca, também meio independente.
Este acontecimento vai gerar sempre tantas histórias quanto o assassinato de JFK, e nunca vai haver pressão suficiente para surgir qualquer tipo de verdade.
Ao assistir, me perguntei: o que diabos isto tem a ver com a primeira parte?!?!
AH! É que, segundo o filme, são os "mestres ocultos" que estão por trás do 11 de setembro também! Pô, que galerinha pIrigosa, hein? :)
Eu nem me surpreenderia se houvesse mesmo uma participação da família Bush e de seus amiguinhos na história, mas sem exageros...
A maioria dos americanos prefere mesmo é acreditar em filmes feito UNITED 93, que é até legal como diversão, mas é uma pataquada ufanista como verdade, então, se eles não se importam e reelegeram o Bush, por que nós iríamos nos importar?!?!
AH! Já sei, por medo dos "mestres ocultos"!!! :)

- A terceira parte, "Don´t Mind the Men behind the Curtain" é muito provavelmente a que sempre será considerada meio chata, por falar basicamente de "economia". Os assuntos tratados também podem ser melhores vistos em um documentário semi-amadorístico chamado "the money masters", que mostra algo que eu nunca havia ouvido falar e que me estarreceu: o Banco Central americano é uma instituição privada!
À primeira vista, isto pode parecer non-sense, pois é óbvio que quem controla as finanças de um país, quem controla a emissão de dinheiro, quem controla os empréstimos, quem controla a saúde monetária das instituições financeiras deveria ser o GOVERNO ELEITO DEMOCRATICAMENTE!
Assim é no Brasil, por exemplo, mas não é nos EUA!
Lá, o Federal Reserve é uma instituição privada, cujos donos não são conhecidos!
Não acho que sejam os "mestres ocultos" (heheh) , mas é assustador saber que um trilionário sei lá de onde pode simplesmente querer falir os EUA, como efetivamente aconteceu na Crise de 29, e conseguir!
Claro que hoje existem mecanismos muito diferentes de controle da economia mas, mesmo assim, pequenos ajustes na distribuição de dinheiro pelo Federal Reserve podem gerar efeitos cascatas muito importantes, desastibilizando por procuração!
Vale muito a pena pesquisar mais sobre este assunto!!!


Ao fim, indico o Zeitgeist para quem gosta de conspirações e para quem não conhece bem os assuntos tratados. Não acho que existam ligações entres as 03 partes, apesar da tentativa forçada dos responsáveis pelo filme.

Não é o mesmo tipo de filme que "quem somos nós" e "o segredo", mas tem algo de similar! Muita retórica forçada para provar pontos forçados!


p.s.: o meu único leitor, Campello, é um "mestre oculto"!

Nenhum comentário:

Postar um comentário