18.1.08

MTV ou ETV?

Um dia destes, estava de mudança e me peguei instalando uma TV no meu quarto (após ter banido a entrada deste aparelho no meu local de descanso por anos): fio pra lá, fio pra cá, separa um lugar no móvel, coloca aquele trambolho em cima, liga na tomada, coloca o DVD, acha os controles, liga e.... cadê a imagem? Lembrei que faltava a antena! Tudo providenciado, liguei novamente o aparelho, coloquei no auto ajuste e para minha surpresa um dos melhores canais em que dava pra assistir alguma coisa era a MTV. Imediatamente lembrei-me (remetendo aos anos noventa) de quando um amigo (Não lembro se foi o Campello) me perguntou: Pega MTV na tua casa? Como assim? É um canal que só passa música, mas é em UHF.... Quando cheguei a assisti-lo (na casa de amigos), fiquei louco! Queria por que queria que aquele canal pegasse lá em casa. Todos os canais da TV aberta automaticamente perderam a graça e eu iniciei uma busca incansável por uma antena UHF. Infelizmente onde eu morava (assim como em vários bairros da cidade), o sinal era muuuuito ruim e não dava para assistir (tentei com várias antenas e várias TV´s e não tive sucesso). Resultado: frustração!

Naquela época eram alguns poucos abençoados que tinham o privilégio de assistir a tal emissora aqui na terrinha. Foi desta forma que perdi incontáveis shows, entrevistas e programas, tudo envolvendo grandes artistas da época. Perdi de acompanhar mais de perto o aparecimento de bandas nacionais (Skank, Sepultura, Chico Science, Pato Fu, O Rappa), bandas internacionais (Smashing Pupkins, Garbage, Suede, Radiohead, Nirvana, Oasis, Blur, EMF, The Cardigans), o ápice de várias bandas (U2, The Cure, The Smiths, Paralamas, Titãs, Legião, Engenheiros, REM) e ainda algum saudosismo saudável dos anos 80 (Eurythmics, Joy Division, Peble Rude, Ira, etc...). Em suma, tinha música para todos os gostos. Época em que todos os VJ´s não eram modelos e sim pessoas que aparentemente gostavam do que faziam – Eu não consigo imaginar Fábio Massari fazendo um galã na novela das sete ou um quadro de piadas no Fantástico! – OBS.: Lembro de uma VJ que se chamava Cuca (se não me engano) e que era show de bola.

Acordando das minhas lembranças, comecei a assistir para tentar me atualizar um pouco sobre o que tem de novo por aí, o que estava rolando de novo nos cenários musicais da Europa, Estados Unidos e do Brasil. Pois bem: As quebradeiras, Beija Sapo. Pensei: Devo estar com azar! Vou assistir em outro horário: Ponto Pê, Gordo Visita. Pensei: Não, não pode! Vou assistir em outro horário: Pimp My Ride, Mucho Macho, My wonders 15... Pultz! Cadê os Vídeo Clips??? Cadê as entrevistas??? Cadê os shows???

Definitivamente a MTV não é mais um canal “especialista em música”. Numa rápida pesquisa no site deles http://mtv.uol.com.br/tv/ contei ao todo 25 programas dos quais apenas 9 têm uma relação com música (Arquivo Luau, Covernation, Discoteca MTV, MTV+, MTV 40 graus, MTV overdrive, MTV5, MTVLab e TopTop de Verão) os outros 16, na minha visão têm como motivo principal outra coisa, que não é música e sim outro tipo de entretenimento. Talvez a Record exiba mais tempo de música do que eles, só contando as 200 horas de Raul Gil aos sábados. Vou mandar-lhes uma sugestão: Mudem de nome! Talvez para ETV (Entertainment Television). Se bem que, agüentar uma adolescente, filha de ricaços de Hollywood planejando as suas festas de 15 anos (mesmo que o programa seja uma crítica, o que eu espero que seja...) é mais do que alternativo, é chato! Aliás, consideramos que estamos num país de 3º mundo, chega a ser agressivo.

É vergonhoso, mas hoje eu estou fazendo de tudo pra achar uma posição da antena que pegue a Globo sem muito chiado.