22.1.08

Magenta Skycode

Eu tenho uma teoria que, depois de uma certa idade, o seu ouvido musical já foi definitivamente formado, e nada que seja "novo" vai entrar na sua cabeça. Nunca mais você vai se assombrar a ouvir uma puta banda, tocando um som incrivelmente bom. Guardo com carinho, por exemplo, a primeira vez que ouvi "i wanna be adore", dos Stone Roses, em uma galeria lá nas Graças, em Recife, a sensação maravilhosa de estar diante de algo completamente familiar e alienígena ao mesmo tempo.

No entanto, seguindo a minha teoria, sei que meu ouvido fechou as portas para "novidades" ali pelo meio da década de 90, com a última vaga sendo preenchida pelo som de bandas como The Chemical Bros., Prodigy, Air e cia, isto é, foi a última "novidade" que absorvi! Depois disto, ficou óbvio que tudo que eu gostaria no futuro seria, de uma forma ou de outra, variação das mesmas coisas que eu já gostava.

E é dentre algumas destas variações que descobri uma banda chamada Magenta Skycode.

Oriundos da Finlândia, local que nem sabia existir no mapa do rock, a banda já foi descrita como um "The Cure reimaginado por Phil Spector", com um som que lembra em alguns momentos Air, Kings of Convenience, The Flaming Lips, e/ou Cocteau Twins.

Pessoalmente, a banda me faz lembrar em alguns momentos o primeiro albúm do Suede ("people", "go outside again"), tem fortes influências de música eletrônica ("red eyes", "open air"), como hoje em dia é prática comum de bandas que vêm da Escadinávia, vide Radio Dept.

Lançou até agora apenas um álbum (cujo título eu ainda não descobri como se pronunciar, "IIIII"), de relativo sucesso local, e um Ep chamado "Compassion", que só deve ter sido lançado na casa do vocalista, pois não parece ter pra vender em lugar nenhum.

Para quem quiser ouvir o cd na sua forma original, pois tem os ouvidos tão sensíveis quanto os do Campello, não sei onde você pode conseguir com certeza, visto que a importações diretas da Finlândia não parecem ser convidativas e as lojas brasileiras estão com dificuldade de conseguir o disco, garantiu um chapa meu.

Não é nada que me faria arrancar o resto de cabelo que tenho pra ir ao show, mas indico sobremaneira pra quem gosta de Suede, Radio Dept, The Cure e demais bandas de melancolia fácil.

Abaixo, links para a página oficial da banda, myspace (com direito a ouvir as músicas e um videoclip de "people") e letras:

Magenta Skycode no myspace

Este post foi escrito ao som de "Go Outside Again":



p.s.: Quem sabe depois eu coloque um link pro album completo, em MP3 de 128 kbits, só pra chatear o Campello!

Nenhum comentário:

Postar um comentário