3.1.08

Das Torrentes... (versão 2008)

Com o advento do p2p e mais recentemente do "torrent", ficou irressistível assistir suas séries favoritas praticamente na mesma noite em que os episódios saem nos EUA.
Enquanto eu espero ansioso a estréia da 4ª temporada de Lost ainda este mês nos EUA, resolvi descrever os passos de quem quer se aventurar pelos mares torrentosos :) e conseguir assistir a praticamente tudo que está sendo lançado nos EUA:

PASSO 1 - Ter algum programa (client) de arquivos TORRENT (.torrent). Os que mais usei até hoje foram BitComet, Azureus e UTorrent. Tenho uma preferência secular pelo BitComet mas, de uns tempos pra cá, incentivado por alguns fóruns que impedem o uso dele, passei a usar o UTorrent (pequeno, simples e efetivo!). Já o Azureus é mais conhecido por ser o "melhor", por ter mais recursos, etc... Por ourto lado, é o mais pesado, já que funciona em JAVA, então tenha uma máquina foda, com muita RAM pra rodar isto;

PASSO 2 - Saiba onde encontrar os arquivos mais recentes da séries pretendidas, isto é, conheça os endereços dos sites que disponibilizam os arquivos .torrent mais rapidamente. (Os que mais uso são MININOVA.ORG , TORRENTREACTOR , TORRENTSPY e ISOHUNT , mas, se você quiser tentar num que conjuga vários deles, tente o SCRAPETORRENT).

PASSO 3 - Saiba o que procurar, é claro :) ! Nestes sites que indiquei, existem sessões como "TV", "GAMES" e "MOVIES" e é em cada uma delas que você pode achar até o que não estava procurando. Geralmente, na tela inicial dos sites de procura .torrent, você encontra os links dos últimos "lançamentos", isto é, os últimos links disponibilizados por internautas contendo os arquivos que você quer baixar (é importante ressaltar que estes sites não hospedam arquivos piratas, eles hospedam arquivos postados por internautas informando onde, quem tem, os tais arquivos, piratas ou não! Pode parecer uma "tecnicalidade", mas é justamente este detalhe que fez o site THEPIRATEBAY.ORG escapar de processos junto a Justiça sueca).

PASSO 4 - Para facilitar, vou exemplificar: Se você está atrás do episódio mais recente de HEROES, uma espécie de versão cover ruim dos "X-men", você entra em um dos sites indicados (torrentspy, neste exemplo) e digita "heroes". O resultado será maisoumenos isto aqui. Repare que apareceram vários links, vários na categoria "video", o que indica ser realmente a série. No entanto, você tem que observar alguns pontos:

  • O número escrito abaixo da letra S(eed), que indica a quantidade de FONTES, isto é, de pessoas que estão disponibilizando tal arquivo na net, segundo as informações contidos nestes específico link! Quanto maior o número, melhor, é claro!
  • O número escrito abaixo da letra L(eech), que indica a quantidade de SUGADORES, isto é, de gente baixando, ou querendo baixar, o tal arquivo, segundo as mesmas informações contidas no link! Se este número for grande, o provável é que eles entrem em "competição" pela velocidade de download do arquivo, o que não é bom :) !
  • Desta forma, se você achou um link que o S é muito baixo, procure outro... ou insista, se você quer mesmo a coisa! Se o S for 0, flodeu, não tem ningúem colocando o arquivos disponível, pelo menos no momento, pelo menos em relação a este específico link... você bem pode tentar outro na lista dada pela procura.
  • Se o S for alto e o L também for alto, não tem problema, talvez demore um pouco, mas você vai acabar baixando, principalmente porque os Leechers, pela própria natureza de um arquivo .torrent, também fazem upload, ao mesmo tempo que fazem o download (aliás, isto é o grande barato do compartilhamento através de Torrent, você faz download, mas faz upload, quase obrigatoriamente!)
PASSO 5 - Escolhido um link com bom número de Seeds, clique, uma tela mais específica vai abrir. Daí você procura o botão "download torrent". Em poucos segundos, vai aparecer uma janelinha perguntando se vc quer abrir o arquivo do link (o que enviará o torrente diretamente para o programinha que você previamente instalou, se o fez, se o fez corretamente), ou se quer salva-lo, o que irá coloca-lo no seu hd, podendo ser clicado posteriormente para ser aberto e aí acontece exatamente o que acabei de dizer no parênteses acima :)

Pronto, agora é aguardar o download.
Quando você já estiver pegando o jeito, baixando bem e tal, pode alçar um outro nível na coisa, que é saber quando cada seriado é exibido nos EUA e quando eles são postos para download (coisa que acontece com maisoumenos umas duas horas depois da exibição, a galera é realmente profissa!!!). Daí você saberá que LOST passa às quartas, GALACTICA passa às sextas, e daí por diante... :)

ULTRAPASSO - Ah, o passo além, para quem não assiste aos seriados no pau, em inglês mesmo, é baixar as legendas. Seriados de grande sucesso como, novamente, LOST ou HEROES ou PUSHING DAISIES, têm sites brazucas especializados em postar as legendas traduzidas muito, muito rapidamente, alguns até na mesma noite em que o link do episódio fica disponível. Recentemente, com o fechamento do site "legendaz.com.br", o mais acessado pelos que buscam as tais "subtitles", a coisa ficou mais dispersa, dando às vezes um bom trabalho para se achar a legenda correta (detalhe: a legenda correta não quer dizer apenas a legenda para o episódio correto, quer dizer também a legenda para o RELEASE correto. Explico: cada um dos abnegados que disponibilizam os links para download na net, os caras que capturam o episodio e o transformam em arquivo de video - com edição diferente uma da outra, com duração diferente uma da outra, com qualidade de imagem diferente uma da outra, o que interfere diretamente na sincronia da legenda - utilizam-se de um pseudônimo para caracterizar o "lançamento"(RELEASE). Pode ser o "pukka", "lol", "notv", "xor"...). Então, lembre de notar qual o realease do arquivo de legenda que você baixar.
Os sites atualmente mais usados para legendas nacionais de séries são, creio: sóseries e legendastv! Em ambos você precisa se cadastrar, mas é rapidinho e tranquilo!

Pra dar uma mão, aqui vai um link torrent do realease 0TV para o último episódio da 2ª temporada da melhor série atual, DEXTER , com um link pra legendas que retirei no legendas.tv:
É isto... boa sorte :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário