12.3.10

Tron

tron-our-kitchen-sinkNão, não vou fazer uma crítica ou comentar minuciosamente sobre o fantástico Tron, de 1984. Vou desabafar uma preocupação, mínima, não se compara ao quanto me preocupo com Sardaukar, mas não deixa de ser uma comparação: será que vão melar o Tron Legacy, que estreará esse ano? Vou explicar porquê.
O Tron original é um ótimo filme. É? É, mas não posso defendê-lo com unhas e dentes porque é um filme que, sem colocá-lo no seu devido lugar, 1982, fica fraquinho. A ideia é ótima, o thriller é divertido (usei a d-word, lá vai mais um filme pro saco), os efeitos são únicos, mas a história e aquele clima inocente goonies-style deixa o filme fraquinho. Nada demais.
Se eu gosto do filme? Gosto muito, mas tem muito sentimento neste gostar, se é que me entendem. Assisti quando era muito novo, no começo do fascínio pelos computadores e me impressionei tanto que, quando assisto novamente, fico procurando as partes as quais olhava com aquele brilhos nos olhos. Chuif. Er…
Uma das cenas memoráveis é quando aparecem as light cycles e como os jogadores montam nela. Aquilo ali ficou perfeito. Eu tinha um jogo no MSX chamado Beam Rider que gostava muito. Era em cartucho e, todas as vezes que eu jogava, lembrada de Tron, por conta da matriz na qual a nave se movimentava. Outra referência, mas bem mais recente, é o clipe 12:51 do The Strokes, muito legal. No clipe Boom Boom Pow, do Black Eyed Peas, aparece, ao meu ver, uma singela referência ao bit de Tron. Acabei falando do filme, né? Pois é, mas ainda estou preocupado.
Não sei o que vão tirar de Tron, não sei o que estão tramando para colocar numa sequência de quase três décadas depois. Pode ser que façam algo muito bom, mas a probabilidade de fazer uma caquinhá é grande.
Mas quando lembro do que fizeram com Star Trek, fico mais calmo. O Star Trek IV, aquele com as baleias e tal (argh!), foi fodinha… Quem poderia imaginar que fariam um filme tão bom quanto Star Trek (IV), depois de tanto tempo e com uma última impressão tão ruim? Pois é. Estou torcendo para que a mesma genialidade tenha pousado sobre a cabeça dos responsáveis. O que achei curioso é que, segundo o IMDB, é o primeiro filme dirigido por Joseph Kosinski. Wtf?
E não, não adianta: eu não vou ler a sinopse!
A imagem deste post tirei deste site.

2 comentários:

  1. Não entendi o parágrafo do Star Trek IV. Você gostou dele ou não?
    "Quem poderia imaginar que fariam um filme tão bom quanto Star Trek (IV), depois de tanto tempo e com uma última impressão tão ruim?"

    ResponderExcluir